sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

MINHA OPINIÃO



Bom meus amigos e irmãos que curtem o blog JOVEM COM PODER, estamos começando mais um ano! E o tema jovem para a américa do sul é A Grande Esperança. Quero expor aqui a minha opinião sobre o tema jovem atual de 2012: A Grande Esperança.

Sem levar em consideração os anos anteriores, você acha que hoje (2012) o tema ESPERANÇA está saturado? Será se a juventude adventista do sétimo dia, tem recebido bem o tema? As músicas da coletânea tem mostrado realmente a necessidade de Esperança? Será que existe certa insistência com o aludido tema? Será que hoje somos um povo sem Esperança? O tema é centralizado para a Igreja ou para a América do Sul? Será que os jovens não levam mais Esperança? Quem são as pessoas/líderes que fazem a escolha do tema e das músicas? Será que devemos simplesmente aceitar a escolha que fazem? Será que a membresia e em geral os jovens são marionetes que tem que aceitar tudo? Poderia ser feito uma pesquisa em toda a américa do sul sobre a escolha do próximo tema? Ou será que a criatividade dos líderes simplesmente estacionou!?

Bem, na minha opinião, e voltando no ano de 2010 que teve como tema Geração Esperança, o referido “slogan” foi bem recebido por toda a juventude, bem como as músicas. Mas vale ressaltar que na mesma coletânea de louvor, além da música que leva o título do tema daquele ano, incluídos, ainda tinham as melodias: um dia de esperança e nossa esperança, e no mesmo foi executado o programa impacto esperança. Só em um ano tivemos, além de programas, quatro músicas que levam o tema esperança. O que também foi aceito por todos os jovens, pois ainda era uma ‘novidade’ na época!

Chegamos em 2011 e de cara fomos noticiados pelo tema Amigos da Esperança em meados do segundo semestre daquele ano. Foi também percebido que as músicas foram um ‘pouco’ diferentes e menos ‘ritimadas’. Mudou-se o líder que cuidaria da plataforma musical, sendo substituído o maestro Lineu Soares e dada a responsabilidade ao maestro Jader Santos. Como já citei, na minha opinião, acho que o tema amigos da esperança não foi bem aceito, bem como suas músicas, uma vez que as mesmas não traziam o atrativo para a juventude em relação ao louvor (já que é o segundo ano com o referido tema colocado em segunda frase: esperança).

Só pra lembrar a todos que não era mais CD Jovem e sim coletânea de louvor do Ministério da Música e que até a multimídia de louvor não era mais em arquivo Photodex (não é merchandising) e sim em Power Point ou comumente conhecido como arquivo em PPT. Quero falar de outro detalhe observado que os áudios das músicas em PPT era de qualidade baixa, creio eu que em menos de 128 Kbps e que a referida multimídia daquele ano só foi distribuída via compra do CD/DVD (sendo também uma novidade) não vindo incluído em mídia CD (Compact Disc) os playbacks das melodias. Indo totalmente e realmente “diferente” de 2010. Pergunto: Porque tanto segredo em divulgar pelo menos a multimídia (a de 2010 também teve uma certa demora em divulgar também)? Estava sendo visado lucro? Porque no aludido ano não fora utilizado o Photodex e sim o PPT? Economia? Falta de verba para o projeto? Ou falta literal de criatividade? Ou o desejo de tentar melhorar sem medo de errar, não importando com a opinião de demais e reação dos mesmos!? Sinceramente, não sei!!!

Em contato com a juventude (adventista do sétimo dia) da minha região percebi que algumas Igrejas nunca nem tinham ouvido falar na referida coletânea (será se foi falta de divulgação? Ou simplesmente falta de acesso até a algumas igrejas?) E outras relataram para mim que não gostaram e explanaram alguns motivos tais como: qualidade ruim, músicas sem atratividade inspirativa, inoperacionalidade e saturação do tema.

Realmente, o tema de 2011 foi “muito diferente”. Como você mesmo nobre leitor percebe explanado acima.

Entramos no ano de 2012, e temos o tema A Grande Esperança. Esse já é o terceiro ano do tema (segunda frase). E um detalhe observado já por mim, pois ainda não tive muito acesso a toda obra/projeto, é o logotipo usado que é praticamente o mesmo do ano de 2011. Mudando somente a primeira frase. De: amigos, para A Grande. E as cores de azul para vermelho, com ligeiro brilho no meio do logo. E também foi mantido o logotipo da Novo Tempo (esse é merchandising) no tema. E tendo acesso a multimídia que está disponibilizada para os navegadores da grande rede, pude perceber que a referida foi disponibilizada em Photodex (a não ser que quando ter em mãos o ‘original’ a multimídia seja em outro editor de apresentação de slides) e que na mesma tem uma música do hinário adventista (Que Prazer é Ser de Cristo) bem como no ano anterior que foi editado um arranjo de alguns hinos do HASD (Hinário Adventista do Sétimo Dia). Até aí tudo bem!

As músicas estão mais atrativas, os ‘slides’ mais bem elaborados e bem joviais e creio que as mesmas atraíram os jovens para um convite desafiador para proclamar sobre a Grande Esperança.

Mas quero deixar aqui a minha opinião. Esperança, nunca vai faltar, sempre seremos o povo da Bendita Esperança. Que em 2013 seja colocado algum tema diferente, pois todo tema que se escolhe sempre terá um fundo de Esperança. Pode ser colocado temas tipo: reavivamento, necessidade do batismo do Espírito Santo, missão ou compromisso com a obra, fidelidade, perdão e por aí vai.

E quero lembrar que todos estes como falei anteriormente sempre tem, também, um fundo de Esperança. E tal Esperança nunca vai faltar em nosso Povo. Somos o Povo do SENHOR. Aleluias e Glórias a Deus!!! Pode ser também realizado uma pesquisa no segundo semestre deste e colocar tópicos para as Igrejas, para ambas escolherem o tema como foi citado acima e outros mais que podem ser colocados. Ideias não podem faltar. Temos que trabalhar nossa criatividade e sair da mesmice. Que o material seja disponibilizado com antecedência, ou será que as gravadores estão visando lucro? Lucro tem que ter, mas também tem que ter acessibilidade em tempo hábil. A juventude gosta de algo novo é certo, mas que seja também atrativo e tenha o custo barato, pois sou jovem também e já tem alguns anos que tenho acompanhado a evolução dos antigos chamados CD´s Jovens. Pra conhecer a necessidade da juventude é fácil, basta levantar da cadeira, sair da Escrivania, abrir a porta do gabinete e pisar no chão real (Ir as Igrejas) e assim ver a todos. Que não seja prevalecida a vontade de alguns, a opinião de uma determinada região, e sim a forma democrática da escolha de todos, pois sei que isso é possível, pois somos umas das maiores organizações do mundo. Somos isso, porque somos o povo de Deus (únicos e único).

Que a minha opinião não venha ferir e desestimular, só me foi oferecido este espaço pra expor o que penso e o que sinto. Pois amo minha juventude e como também amo e respeito a liderança da minha Igreja. Mas o que tem que se falar, tem que ser dito. Não vi criticar, simplesmente coloquei em tela o que muitos pensavam e ouviam e logicamente compartilhei com todos o que queriam ouvir.

Creio e sinto que nossa Igreja está crescendo cada dia mais em maturidade e dedicação. Mas sinto e vejo também que muitos estão ausentes, ou seja, longe. Vamos voltar ao primeiro amor com dedicação e serviço. Que possamos pensar e cuidar da nossa juventude que precisa tanto de carinho e atenção, isso de forma especial. Todos devemos ser uma só voz. Precisamos ter equilíbrio em tudo, não julgar, simplesmente amar e cuidar. Logo 2013 vai chegar e estaremos prontos para qualquer e novo desafio.

Vibre com isto:
Maranata!!!
O SENHOR logo vem e nós iremos com Ele com certeza!!!
Vem SENHOR Jesus.
A Grande Esperança

Um amplexo...

Domingos Neto – DNeto™
Diretor do Ministério Pessoal e Liberdade Religiosa

Ananás-TO, 1º de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com