terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Jesus tá demorando? A culpa é toda sua! Parte 2



Mateus 25, nos mostra a preparação para sua volta. Devemos vigiar. No entanto, estamos dormindo espiritualmente, enquanto devíamos continuar nos preparando, pois nosso galardão se aproxima.


A parábola das dez virgens nos mostra como está a igreja em nossos dias, o que acontece na igreja de hoje. Ela começa com estas palavras: “Então, o reino do Céus será semelhante a dez virgens, que tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.” (Mateus 25:1).

O Pr. Mark Finley, no livro “O Reavivamento Prometido”, nos esclarece: “Na Bíblia, a mulher representa a igreja, a noiva Cristo. Virgens representam pureza, igreja verdadeira, não contaminada com doutrinas corruptíveis, e o número dez é usado porque é o menor número de judeus que poderia significar uma sinagoga”. (cap. 3, p. 37).

As lâmpadas simbolizam a palavra de Deus, assim como o salmista Davi escreveu: “Lâmpada para os meus pés, é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmos 119:105).

“Cinco dentre elas eram néscias e cinco, prudentes.” (Mateus 25:2). O que fez um grupo ser prudente e outro néscio? Pois sabemos que todas as dez dormiram. O que fez um grupo ser prudente e outro néscio, foi o fato de terem ou não azeite extra. Pois, no mundo antigo, era prudente, as pessoas terem cantis com azeite para reabastecer suas lâmpadas. Estamos as portas do reino de Deus, no entanto, toda a igreja encontra-se dormindo espiritualmente. A igreja se encontra dormente, ao invés de cumprir sua missão de preparar o mundo para a chegada do noivo.

“E tardando o noivo, foram tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam suas lâmpadas. E as néscias disseram as prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. VIGIAI, pois, porque não sabeis o dia, nem a hora.” (Mateus 25:5-13).

O azeite, que mantém a chama acesa, representa o Espírito Santo. As virgens néscias dependiam somente do azeite que tinham comprado no passado. Seu suprimento espiritual não era suficiente para o atraso inesperado do noivo. Elas procuraram se preparar tarde demais, pois quando foram comprar mais azeite, o noivo já estava chegando.

Você está dependendo de uma experiência com Deus que teve no passado, e que não acontece no presente? Você sente Sua presença quando se ajoelha para orar?

O cúmulo da loucura cristã é negligenciar o cuidado da vida espiritual e acreditar que tudo está bem.

Ellen White nos apresenta o assunto da seguinte forma: “Os que são representados pelas virgens loucas não são hipócritas. Têm consideração pela verdade, advogaram-na, são atraídos aos que creem na verdade, mas não se entregaram à operação do Espírito Santo. Não caíram sobre a rocha, que é Cristo Jesus, e não permitiram que sua velha natureza fosse quebrantada. [...] O espírito trabalha no coração do ser humano de acordo com seu desejo e consentimento, nele implantando natureza nova; mas os representados pelas virgens loucas contentam-se com uma obra superficial. Não conhecem a Deus; não estudaram Seu caráter; não tiveram comunhão com Ele; por isso, não sabem com confiar, como olhar e viver. Seu serviço para Deus degenera em formalidade.” (Parábolas de Jesus, p. 411).

As virgens néscias são os membros da igreja verdadeira, que esperam a chegada do noivo, aceitaram e acreditaram nas verdades das Escrituras, tem um encontro pessoal com Deus, no entanto ao se depararem com a demora do noivo, acabam dormindo. E acreditam que o azeite da preparação que eles têm é suficiente para esperar a volta de Jesus.

As virgens prudentes não deram do seu azeite por serem egoístas, mas sim porque não podiam dar do seu azeite, pois a preparação para a chegada do noivo é pessoal. A salvação é individual. Ninguém pode estudar a palavra de Deus por nós. As orações de outra pessoa não substituem as nossas.

A Boa Nova é que existe suprimento abundante de azeite do Céu para cada um de nós. Basta buscarmos nos encher mais e mais do Espírito Santo de Deus, assim teremos a vitória em nossa vida pessoal com Deus.

Parece que Jesus está demorando? O apóstolo Pedro nos diz: “Há, todavia uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que para o Senhor, um dia é com mil anos, e mil anos como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada, pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3:8 e 9).

Se Jesus viesse hoje, você estaria preparado, ou estaria dormindo enquanto sua lâmpada se apaga?

Deus tem sido misericordioso com todos nós. Mas temos que acordar antes que seja tarde!

O verdadeiro Cristão é um discípulo e deve fazer discípulos. Quem está cheio do Espírito Santo leva a mensagem de Deus aos outros. Pois só quando todos ouvirem a mensagem e tiverem a chance de se arrepender, Jesus virá. Existem várias formas de falar de Deus, use seus dons!

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” (Mateus 28:19 e 20).

“E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” (Mateus 24:14).

“... Não desistir! Cristo vem logo. Breve a aurora há de raiar. Não desistir! Cristo Vem logo. Não desistir! Ele virá.” (Hino nº 150 HASD). Que este hino esteja sempre em nossos corações.

“Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti.” (Isaías 60:1).

O povo de Deus vai iluminar o mundo com a glória de Deus. Vamos causar um impacto no mundo com a verdade! O evangelho será pregado aos confins do mundo, nossa missão será cumprida. Esse é nosso destino! Este é o chamado para os Jovens Adventistas do Sétimo Dia!


Autora: Léia Guimarães Sampaio

2 comentários:

  1. Obrigado... estava precisando dessas citações do espirito de profecia! que Deus na sua força mantenha este canal aberto para aqueles que realmente necessitam de reforços espirituais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço. Fico feliz em ver que o chamado de Deus ainda toca os corações de muitos. ^^

      Excluir

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com