quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Entrevista de Leonardo Gonçalves ao Troféu Promessas
















Na primeira fase do Troféu Promessas, Leonardo Gonçalves concorreu ao lado de 19 grandes nomes da música gospel na categoria “Melhor Cantor”. Agora, na segunda fase, ele está entre os cinco finalistas. Conheça um pouco da história deste cantor que começou tímido, escondido atrás de um grupo de cantores, “desapercebido”, como ele mesmo conta. Atualmente, segundo o público, ele está entre os melhores cantores da música gospel brasileira. Confira!


Troféu Promessas: Você iniciou na música em um coral de vozes. Como foi a mudança para a carreira solo?


Leonardo Gonçalves: A transição se deu de forma muito natural, vagarosa e gradativa. Entrei no Coral Jovem do IASP (120 vozes) e no grupo Tom de Vida (18 vozes) com 15 anos, logo depois que minha família e eu voltamos a morar no Brasil, no início de 1995. Passei quase dois anos meio “desapercebido” no grupo, até que ganhei meu primeiro solo. Em 1998, foi lançado o CD “Sorriso da Alma” que continha dois solos meus. Aprouve a Deus que as duas músicas das quais eu participava como solista acabaram tocando nas rádios. Daí uma coisa foi acontecendo como resultado da outra até que em 2000 recebi o convite da gravadora Novo Tempo para gravar meu primeiro CD solo. Dois anos depois, lancei o CD “Poemas e Canções” que considero como o início da minha vida como cantor solo.


Troféu Promessas: Qual ensinamento você vai guardar desse início?


Leonardo Gonçalves: É gostoso cantar sozinho, poder definir meu próprio repertório e dentro de uma programação cantar e dizer o que Deus colocou em minha mente e coração. Mas foi muito bom, também, passar quase oito anos cantando num grupo que tinha outro diretor, sem ser eu. Isso me deu oportunidades incríveis de aprender com quem já tinha muito mais experiência do que eu, a dizer, Lineu Soares, e também foi muito bom para que eu pudesse me desenvolver sem a pressão de carregar todo o peso da responsabilidade que é dirigir uma programação ou culto inteiros.


Troféu Promessas: Seu primeiro lançamento “Poemas e Canções” teve boa repercussão com a canção “Getsêmani”. Como foi para você?


Leonardo Gonçalves: Foi e continua sendo uma grande surpresa. Talvez diferentemente de muitas outras pessoas, cantores, inclusive, sempre espero que as coisas não deem certo para mim. Não entendam isso como falta de fé, mas talvez como uma maneira de me proteger da frustração (risos). Mas, eu nunca poderia imaginar que tanto o CD quanto a música pudessem alcançar tantas pessoas de realidades e maneiras tão diferentes. Sinceramente achava que seria cantor “profissional” por não mais de cinco anos, se é que pudesse dar certo! Hoje, depois de quase 10 anos, só tenho a agradecer a Deus  por sua bondade e misericórdia de ainda querer me usar para levar pessoas para mais perto Dele por meio da música. Creiam, isto não é porque Ele vê algo especial ou diferente em mim, mas simplesmente porque Ele é MUITO misericordioso comigo.


Troféu Promessas: Você já participou e ganhou em outras premiações, na categoria “Revelação”. Como é ser indicado a mais um prêmio, o Troféu Promessas?


Leonardo Gonçalves: É sempre interessante participar de troféus de “voto popular”. Acabo interpretando cada voto não como um voto para um troféu, mas um voto de confiança no meu ministério e que, de alguma maneira, pessoas têm sido tocadas e edificadas por meio do mesmo. Parafraseando o que meu amigo Luiz Arcanjo disse uma vez quando recebeu um troféu semelhante a este: “Troféu de verdade é eu poder descansar na certeza da graça de Deus e de que estou fazendo a sua vontade”. Sinceramente, no Troféu Promessas em particular, sinto-me honrado e lisonjeado de poder ter o meu nome ao lado do de André Valadão, Davi Sacer, Thalles Roberto e Fernandinho. Creio e espero que, talvez, por meio desta oportunidade, outras pessoas que ainda não conhecem meu trabalho possam passar a conhecê-lo.


Troféu Promessas: O que pensa sobre esta premiação?


Leonardo Gonçalves: Acho qualquer evento em que Deus seja engrandecido maravilhoso. E creio que desde as pessoas que estão organizando este evento, passando pelas que estão concorrendo até as que participarão no dia, têm isso como objetivo maior. Em relação ao reconhecimento do público ao meu trabalho, é sempre muito bem-vindo. Mas oro para que eu nunca perca o foco de que agradar a Deus é muito mais importante do que agradar as pessoas. E ao mesmo tempo fundamentalmente diferente (mais fácil e mais difícil ao mesmo tempo). Minha maior expectativa é poder dividir com outras pessoas que ainda não conhecem meu trabalho um pouco daquilo que tenho vivido com o Eterno e por meio de sua graça.


Troféu Promessas: Em 2010, você assinou contrato com a Sony Music. Como foi essa parceria? Qual a importância do suporte de uma gravadora para o cantor?


Leonardo Gonçalves: A gravadora faz duas coisas: ela potencializa o seu esforço ao mesmo tempo em que oferece caminhos diferentes que, talvez, você mesmo jamais tenha conseguido imaginar. Um exemplo: nunca nem havia passado pela minha cabeça cantar em um programa de música com repercussão nacional em uma tv aberta. Por menor que tenha sido minha participação, sinto os efeitos dela até hoje! Sinto-me muito à vontade e respeitado na Sony. A gravadora tem me dado todo apoio de que necessito, além de toda a liberdade que tanto desejo.


 Troféu Promessas: Também em 2010, você, ousadamente, lançou o CD “Avinu Malkenu” (Nosso Pai, nosso Rei), em hebraico. Fale um pouco sobre esse projeto.


Leonardo Gonçalves: É o projeto do meu coração. Estive envolvido com a produção do mesmo por oito anos! Descobri minha ascendência judaica em 2002, que foi quando iniciei, ao lado do meu amigo e pastor Edson Nunes Junior, uma longa viagem cultural, religiosa e musical em busca de minhas raízes. E isso mudou profundamente minha maneira de compreender a Bíblia, que foi escrita num contexto cultural e dentro de uma mentalidade tão diferente da nossa ocidental. Sou grato demais ao Maurício Soares e à Sony Music por acreditarem nesse sonho e concordarem em distribuí-lo.


Troféu Promessas: Leonardo Gonçalves por ele mesmo.


Leonardo Gonçalves: Alguém que se esforça para não limitar, por meio de minha mente ou comportamento, as maneiras pelas quais Deus pode se revelar e se relacionar comigo.


Troféu Promessas: Deixe uma mensagem para aqueles que têm você como referência musical. Existe um caminho a seguir?


Leonardo Gonçalves: Ore, sempre. Não é porque algo faz sentido que necessariamente seja Deus falando. Os caminhos dele são inescrutáveis. Busque conhecê-lo, mais do que compreendê-lo. Isso requer convivência e tempo. Não tem atalho. Só assim você poderá saber qual o desejo de Deus para sua vida. E dê o seu melhor, sempre. Não importa o que fizer. E mais: seja o melhor que você, com a graça de Deus e o poder do Espírito Santo, puder ser.


Troféu Promessas: Qual mensagem você deixa para quem torce por sua vitória na segunda fase do Troféu Promessas?


Leonardo Gonçalves: Muito obrigado pelo voto de confiança e por acreditar em meu ministério. O fato de você ser abençoado pelas minhas músicas e pelo meu trabalho é todo troféu de que necessito. Mas, claro que não vou achar ruim se eu ganhar este aqui, embora eu ache improvável… (risos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com