quarta-feira, 30 de junho de 2010

Nove passos para a criatividade máxima

Criatividade é um dos assuntos mais discutidos hoje em dia. Afinal, ser criativo é importante para todos, ou apenas para profissionais de determinadas áreas? Se for importante mesmo, como fazer para desenvolver e maximizar o seu potencial criativo?

Em primeiro lugar, ser criativo é fundamental. Independente da sua atividade profissional, a criatividade é que vai fazer você resolver problemas, identificar oportunidades e atingir resultados diferenciados. Diante disso, voltamos a segunda pergunta: como e o que fazer?

Para simplificar seu caminho rumo a criatividade, você pode adotar alguns comportamentos no seu dia-a-dia que certamente vão exercitar e potencializar sua criatividade. Veja abaixo nove dicas simples e práticas:

1.    Exercite o cérebro
2.    Faça todos os dias a pergunta mágica
3.    Evite julgamentos prematuros
4.    Descubra seu local criativo
5.    Anote todas as idéias
6.    Use a diversidade como arma
7.    Estabeleça uma meta
8.    Ariisque-se
9.    Medite
1.    Exercite o seu cérebro

Existem diversas maneiras de você exercitar o seu cérebro. Uma das mais divertidas que eu conheço é o desenvolvimento do ambidestrismo. Ambidestrismo é a capacidade de fazer tudo com as duas mãos com a mesma eficiência. Para praticar, tente fazer algumas atividades do dia a dia como escovar os dentes e comer com a sua mão não dominante. Fazer malabarismo também pode ser uma excelente ferramenta. O importante é buscar atividades que exijam muita coordenação e ações simultâneas.

2.    Faça a pergunta mágica todos os dias
Essa é uma idéia simples, mas muito eficaz. Para cada atividade do seu dia faça a pergunta: "como é que eu poderia fazer isso de maneira diferente, de forma a maximizar meus resultados?"

3.    Evite julgamentos prematuros
O inimigo número um da criatividade é o julgamento prematuro. Durante a fase de geração de novas idéias, evite qualquer tipo de avaliação da praticidade ou eficácia da mesma. Deixe a idéia evoluir. Muitas novidades fantásticas surgiram de idéias aparentemente malucas.

4.    Descubra seu local criativo
Você já parou pra pensar aonde e quando você cria mais? Isso pode fazer uma enorme diferença. Que atividade deixa você mais criativo. Algum lugar especial? Eu, pr exemplo, tenho muitas idéias quando estou correndo ou mesmo meditando. E você?

5.    Anote todas as suasidéias
Todos temos idéias todos os dias. O grande problema é que elas se perdem no caminho porque não são anotadas. Quantas vezes você já teve uma grande idéia no caminho para o trabalho e a esqueceu completamente quando chegou lá? Anote, anote, anote...

6.    Use a diversidade como arma
Busque sugestões de pessoas diferentes. Trabalhe em grupo. Junte pessoas de diferentes áreas, diferentes origens e diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto. Essa complementaridade vai maximizar o processo criativo.

7.    Estabeleça uma meta
Uma das formas mais eficazes de criar é estabelecer metas. Estabeleça metas de inovações para tudo. Nos meus cursos, sempre me surpreendo com a diferença entre o número de idéias que surgem quando peço o máximo de idéias possível, comparado ao número que vem quando peço pelo menos 10. A cota mínima faz com você vá além, pois se existe a meta, seu cérebro sabe que é possível. Experimente.

8.    Arrisque
Correr riscos faz parte do processo criativo. Criar é correr riscos e sair da zona de conforto. Arrisque-se a ter novas idéias, arrisque-se a apresentá-las na sua empresa, arrisque-se a insistir, enfim arrisque-se ...

9.    Medite
Deixei por último a ferramenta mais poderosa. Meditar já deixou de ser uma atividade religiosa ou esotérica. Os benefícios da meditação já forma comprovados cientificamente. Para a criatividade, nada pode ser melhor. Nossa mente vive lotada de informações e inutilidades. Quando você medita, você limpa sua mente eabreespaço para que as novas idéias surjam e floresçam na sua mente. Bastam vinte minutos por dia pra que você sentir a diferença.

São receitas simples e práticas. Parece fácil, e é. O difícil é ter isso como prioridade e não perder o foco na implementação em função das demandas diárias. Esse é o desafio. Se você tiver a disciplina, criatividade não vai ser problema.

Adote alguns comportamentos no seu dia a dia para potencializar sua criatividade
Por Arthur Diniz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com