segunda-feira, 14 de março de 2011

Como Ter Êxito Com Seu Pequeno Grupo

Na obra para este tempo, não é tanto de dinheiro, talento, saber ou eloqüência que necessitamos, mas fé adornada de humildade”. M.E. vol. 1 pág. 118

Parece fácil citar um texto como este quando se está preparando uma palestra para apresentar a pessoas que desejam iniciar um pequeno grupo. Mas o segredo para pequenos grupos de sucesso esta contido exatamente nestas palavras da revelação de Deus para o nosso tempo: FÉ e HUMILDADE.

Quais são os passos para obter êxito no Pequeno Grupo?

1. Depender totalmente de Deus;
2. Orar intercessoriamente;
3. Ter compaixão pelas almas perdidas;
4. Planejar o trabalho;
5. Supervisionar o trabalho executado pelo PG.

DEPENDENCIA TOTAL DE DEUS
“A primeira coisa a ser aprendida por todos os que desejam tornar-se coobreiros de Deus é a desconfiança de si mesmo; Acham-se então preparados para lhes ser comunicado o caráter de Cristo. Esse não se adquire por meio de educação recebida nas mais competentes escolas. É unicamente fruto da sabedoria obtida do Divino Mestre” Desejado de Todas as Nações, 250.

“Dependência total de Deus é inteira entrega da vontade a Deus; é viver por toda a palavra que sai da boca de Deus; é fazer a vontade de nosso pai celestial; é confiar em Deus na provação tanto nas trevas como na luz; é andar pela fé e não pela vista; é apoiar-se em Deus com indiscutível confiança, descansando em seu amor” Atos dos Apóstolos, 51.

Depender totalmente de Deus não quer dizer cruzar os braços e esperar que Deus aglomere um grupo de pessoas e faça a reunião por mim. Dependência de Deus é crer que se pessoalmente eu começar a trabalhar Deus irá agir por meu intermédio no funcionamento do Pequeno Grupo. É preparar a terra mesmo em tempo de seca, para que quando Deus enviar a chuva o solo esteja pronto para receber a semente. É agir quando percebo que algo pode ser melhorado. É não esperar pelos outros, achando que este é o sinal de Deus para fazer alguma coisa.

ORAÇÃO INTERCESSORA
Por meio da oração intercessória muitas pessoas poderão aceitar a Jesus. O segredo do poder que Jesus possuía encontra-se em Marcos 1:35: “E levantando-se de manhã muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu e foi para um lugar deserto, e ali orava”. O poder de Jesus era oração intercessória. Não era oração sem convicção, maz de fé e humildade.

“No conflito entre o bem e o mal, o natural coopera com o sobrenatural. Faz parte do plano de Deus conceder-nos, em resposta a oração da fé, aquilo que Ele não outorgaria se não o pedíssemos assim” Grande Conflito, 525.

Orar sempre parece exagero, mas I Tessalonicenses 5:17 diz: “Orai sem cessar”. Como resultado da oração, por meio da influência do Espírito Santo, Deus atuará nas pessoas usando meios que não seriam possíveis sem oração. O líder que não ora por aqueles que quer liderar não encontrará pessoas dispostas a aceitar sua liderança, mas resistência e rejeição será sua resposta. A oração da fé tem muita eficiência. Tiago 5:15 diz que sem oração e sem fé é impossível alcançar o favor de Deus.

COMPAIXÃO PELAS ALMAS

Ao olhar para a situação atual do mundo, o cristão sincero deve ver as necessidades espirituais que vivem as pessoas, sendo bombardeadas por suas dificuldades pessoais, com a família, no trabalho, na escola e na igreja. O mundo está exposto ao caos natural e catástrofes por terra, mar e ar matam sem piedade. O ódio é agitado pelos ventos de guerras, o planeta esta destruído pela epidemia das crises, todo o globo é um foco de pestilências, enfermidades e fome.

A revelação para este tempo apresenta a crise iminente. “O refreador Espírito de Deus esta mesmo agora sendo retirado do mundo. Furacões, tormentas, tempestades, incêndios e inundações, desastres em terra e mar, segue-se um ao outro em rápida seqüência.” III Testemunhos Seletos, 14,15.

Lentamente temos nos acostumado com as armadilhas que satanás criou. E não estamos nos dando conta que ele esta a cumprir seus estratagemas com fúria sem limites, e seu objetivo maior é atingir o que Deus mais ama, seus filhos. O ser humano sofre coberto por trevas espirituais inclusive nas igrejas do mundo. Vamos permitir que ele tenha sucesso em nosso meio? De maneira nenhuma! Temos que formar pequenas barreiras a nossa volta, os Pequenos Grupos, que manterão nossos irmãos unidos para enfrentar as batalhas contra o inimigo.

Ter compaixão pelas almas é perceber ao nosso redor pessoas espiritualmente frágeis e entender que sem o nosso auxilio elas não encontrarão alento e não encontraremos satisfação em sermos cristãos. Então é necessário tomar uma atitude: Entre os seus vizinhos tem alguém que sofre? Faça um Pequeno Grupo de oração para orar por esta pessoa e conte que esta orando por ela.

“É chegado o tempo em que haverá no mundo tristeza que nenhum bálsamo humano pode curar” Serviço Cristão, 52. Este tempo é hoje, e, se existir um lugar confiável onde as pessoas possam desabafar, esse é o lugar onde elas gostariam de estar. É o Pequeno Grupo que pode preencher este vazio que existe na igreja. Esta vaga esta aberta na vida cristã. Infelizmente, muitas vezes, o que existe no Pequeno Grupo é malicia, desdém, intrometimento na vida dos outros, e falta de compromisso em ajudar o próximo. Não é este o trilho que o pequeno grupo deve andar. O Pequeno Grupo é o ambiente pra se desenvolver paixão pelas almas perdidas. O calor humano deve ser desenvolvido pela cumplicidade entre os irmãos. E se eu não estiver disposto a aceitar este grau de entrosamento, como viviam os primeiros cristãos, a ponto de repartir os seus bens com os outros, não estou maduro para ser colhido na grande ceifa do Senhor. O Senhor da seara virá e não estarei entre as messes do Ceifeiro. Não ter compaixão pelas almas é transgredir o segundo grande mandamento, “amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:39.

Se o Pequeno Grupo não funciona, onde estamos errando? Pense nisto: Talvez queiramos ser líderes, mas não queremos nos comprometer em perder tempo para ajudar aquele que só reclama no Pequeno Grupo. Achamos que na teoria é muito bonito, mas quando chega a prática pensamos: “Isto dá muito trabalho”! É mais confortável ir a igreja, sentar e ouvir alguém dinâmico desembaraçar um tema difícil da Bíblia com facilidade. Amamos o conforto e nos sentimos ameaçados em ter que prestar contas ao nosso irmão no momento dos apontamentos do Pequeno Grupo. Queremos melhorar, mas não queremos perder tempo em participar semanalmente de uma reunião de treinamento. Temos muitas coisas a fazer e nos esquecemos de olhar com compaixão para nossa própria alma carente de Deus.

PLANEJAMENTO E TRABALHO
Existem alguns pré-requisitos importantes que não podem ser esquecidos, nem deixados de lado, se quisermos iniciar Pequenos Grupos de sucesso numa igreja que queira viver uma nova experiência e um novo estilo de vida em Pequenos Grupos.

Não existe nada de novo, o próprio Jesus quando esteve aqui na terra seguiu o exemplo de Moisés, escolhendo seus discípulos, ensinando-os à parte em muitas reuniões de treinamento. Pequeno Grupo não é coisa nova, não é uma onda. É a maneira que Deus escolheu para manter unido seu povo. Por isso, ele deu orientação quanto à organização e planejamento.

Desenvolver Senso de Missão.
Este é o primeiro pré-requisito. Quando Moisés enviou os doze príncipes dos líderes de Israel a espiar a terra prometida confiou a eles uma missão. Quando Jesus enviou seus discípulos a evangelizar, entregou também a missão que hoje ainda é prioridade aos verdadeiros discípulos modernos. Sem um senso de missão não existe perspectiva para um Pequeno Grupo persistir.

É necessário sentir compaixão pelas pessoas perdidas e a responsabilidade de levá-las a Cristo. É preciso restaurar o ministério de todos os crentes, “Sacerdócio Real”, cada crente um ministro. É de fundamental importância a restauração do compromisso em cada membro. Formando uma igreja conjunta comprometida com a urgência da proclamação da breve volta de Jesus. Deve-se formar uma liderança com essa visão. Se a igreja não reconhecer o papel do pastor, como treinador dos membros para o ministério e evangelista, abrindo novas igrejas e grupos, não atenderá as exigências de uma igreja em Pequenos Grupos.

PASSOS DO PLANEJAMENTO

O que fazer antes?
I – PLANEJE:
1. Onde vai realizar seu Pequeno Grupo?
2. Forme sua equipe de trabalho dentro do seu PG.
3. Defina e Delegue Responsabilidades.
4. Quando vamos começar: As reuniões do PG, a Classe Bíblica do PG; o trabalho das Duplas Missionárias.

II – ORGANIZE COM A EQUIPE DE TRABALHO:
1. O programa de cada reunião;
2. A música a ser utilizada;
3. O programa de visitação, antes e depois de começar as atividades do PG;
4. O material áudio visual, TV, DVD, fitas, etc;
5. O altar de oração;
6. Quais os materiais a serem utilizados e como adquirí-los;
7. Quem irá colaborar em todo o programa do PG.

O Que Fazer Durante?

III – VISITE:1. Amigos do seu PG;
2. Os lares dos membros de seu PG;
3. Vizinhos do local onde acontecem às reuniões do seu PG;
4. Amigos dos amigos de seu do PG;

IV – CULTIVE O INTERESSE:1. Dos amigos dos novos conversos;
2. Dos membros da sua equipe;

V – ORE1. Em particular pelo seu PG;
2. Com seu PG antes e depois de cada Reunião;
3. Com os interessados quando houver oportunidade;
4. Escolha um grupo de irmãos para orarem durante a reunião num lugar separado;

VI – EM CADA REUNIÃO:
1. Faça um apelo;
2. Convide os amigos para próxima reunião do PG;
3. Esforce-se para que cada reunião seja um êxito total;
4. Consiga novos endereços de interessados;

VII – PREENCHA UM RELATÓRIO E APRESENTE AO COORDENADOR:1. Como está seu trabalho;
2. Como está seu PG;
3. Como estão as Duplas Missionárias de seu PG;
4. Como está a Classe Bíblica de seu PG;
5. Como estão os métodos empregados para ação;
6. O material usado.

O Que Fazer Depois?
1. Siga ao pé da letra o plano de ação do seu PG;
2. Matricule todos os interessados em estudar a Bíblia na Classe Bíblica do Seu PG;
3. Continue o trabalho de visitação nos lares dos interessados do seu PG;
4. Procure levar o interessado a decisões: Primeiro a Cristo, as doutrinas e depois à igreja.

O cultivo espiritual dos novos conversos:1. Envolva todos no PG;
2. Convide-os e os inclua nos planos sociais e confraternizações;
3. Convide-os para os cultos regulares;
4. Ofereça-lhes a lição da Escola Sabatina;
5. Matricule-os na unidade de ação;
6. Ensine-lhes o que significa ser Adventista do Sétimo Dia;
7. Utilize o Ciclo do Discipulado;
8. Ensine-os a testemunhar e ministrar Estudos Bíblicos;
9. Leve-os ao trabalho missionário;
10. Transforme-os em instrutores bíblicos;
11. Ajude-os a conseguir o Sábado livre;
12. Faça o culto de pôr-do-sol com eles;

SUPERVISÃO DO TRABALHO DO PEQUENO GRUPO:
Supervisionar é acompanhar todo o trabalho que está sendo desenvolvido, orientar em cada situação de necessidade e se colocar ao lado para solucionar problemas.

“A visão separa os homens que fazem daqueles que não fazem. Um líder de visão vê almas em vilas, cidades e países que agora parecem tenebrosos. Vê edifícios de igrejas onde agora existem somente terrenos baldios. Para o obreiro de visão não há Alpes, Rockies ou Everestes! Sua fé valente, irrestrita, supera todos os obstáculos” Robert H. Pierson.

Colaborando à vontade do homem com a de Deus, ela se torna onipotente. (veja Parábolas de Jesus, 333). "Quando os homens usarem suas faculdades como Deus o indica, seus talentos aumentarão, sua capacidade será ampliada, e terão visão celestial ao buscarem salvar os perdidos. A todos os que se oferecem ao Senhor para o serviço, sem nada reter para si, é concedido poder para atingir imensuráveis resultados" Serviço Cristão, 257.

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece” Filipenses 4:13. Você aceita ser usado por Deus para este serviço?

Pr. Eliezer Flor
Evangelista da Associação Catarinense (AC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com