terça-feira, 29 de março de 2011

Análise CD JA 2011 - Amigos da Esperança


Eis o "novo" tema do Ministério Jovem de 2011. Ainda nessa onda de esperança (algo que já deu o que tinha que dar, diga-se de passagem), após sermos a Geração Esperança, agora somos Amigos da Esperança (?). Eu acho legal essa idéia de reforçar nossa esperança em Cristo, mas daí supersaturar o tema não dá! (Pense: Impacto Esperança, Geração Esperança, Sublime Esperança, Esperança para Viver, Futuro com Esperança, Amigos da Esperança, ... ... aiai...).

Quando adquiri o DVD + CD já sabia que não podia esperar algo muito jovem e inovador, o que já não acontece há algum tempo. Depois da confusão do CD Jovem do ano passado, que passou por "censura doutrinária" (rs...), chega a nós uma produção sem grandes emoções. Produzido por Jader Santos, a coletânea conta com 14 músicas e ao menos sem aquela chuva de regravações, contando com uma regravação e um medley. Começando com "Plantando Igrejas", de Cleiton Schaeffer, nada demais se comparada ao sucesso de A Colheita (mesma temática). Incomum, de Gérson Salcedo, já é mais intimista e tem uma poesia boa. "Se Não For Eu", de Silmar Correia e Edson Romero, é a música irritante da vez. Eu pensei que era implicância minha, mas não. A música é cansativa, repetitiva e sem poesia nenhuma. "Siiiiim, vai seeer eeeeeu..." aff... em seguida vem a "Confiarei", de Sullivan Dutra, música boa e gostosa de cantar que fala sobre fé e confiança. E a música-tema "Amigos da Esperança", de Jader Santos, não parece nem de longe ser o tema jovem, simplesmente porque a música não é jovem! Totalmente orquestrada e sem pontos fortes, a letra da música parece ter sido escrita pra encaixar no CD. Passa longe de Fiel a Toda Prova, Rumo ao Porto Seguro, Sou de Jesus e até Geração Esperança. Destaque para a regravação de "Não Há Nada Comparado", de Bruno Menezes, que é uma música linda gravada pelo antigo Família Soul; "Tu és o meu Deus", de Lucas Pimentel, se não for a melhor, é uma das melhores do álbum.

É assim, o restante parece tudo igual. Às vezes dá saudade de uns tempos atrás em que os CD's JA eram feitos pros jovens e estes se identificavam com eles. Hoje parece que as produções são feitas com medo de serem barradas pela comissão doutrinária (e o risco é real). Uma certa hipocrisia, né?! Tanta coisa gritando pra ser corrigida na igreja e... enfim. Está aí, vamos trabalhar, evangelizar esse mundo pra que Cristo volte bem depressa, porque quero ouvir e ver se a música do céu é tão regrada e sem sal assim. Tens esse desejo também? Fique DeOlhO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com