terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Programa JA "Amigos Pela Mesma Esperança"


Obs: antes da realização desse programa, incentive os membros a trazerem, no dia da realização do mesmo, um amigo. Faça muitos incentivos, prepare quantas vezes for necessário para que o programa tenha um tremendo impacto na vida dos amigos que estarão visitando. Esse programa pode ser adaptado, a seqüência das atividades pode ser também alterada de modo a ficar melhor para a realidade da sua Igreja.

Duração: aproximadamente 1:30 mn (se cumprir o tempo de cada parte do programa).

Momentos de Louvor: Convide um rapaz e uma moça para dirigirem o momento de louvor. De preferência que sejam cantados hinos relacionados ao tema amigos/amizade. Você encontra nos Cd’s Jovem desde 1992 a 2011 algumas músicas falando sobre o tema, ou se preferir cante apenas músicas do Cd Jovem 2011.

Encenação de abertura e Ideiais: um grupo de 17 jovens entram, cada um trazendo uma letra para formar a frase: AMIGOS DA ESPERANÇA. Quando todos estiverem na frente, dirão em coro: “meu amigo, minha amiga, somos amigos pela mesma esperança”. Em seguida convida a igreja para ficar de pé e recitar os ideais dos JA [Ideais em anexo].

Mensagem de abertura: Meu amigo, minha amiga, querido/a convidado/a, amigos pela mesma esperança. Em nome da direção dos JA para 2011, desejamos nossas cordiais boas vindas a você que nos honra com sua presença nesta tarde tão especial. Iniciamos um novo ano e o ministério jovem da nossa divisão preparou muitas novidades. Tudo isso pensando em você e para você. No ano passado o tema Jovem foi “Geração Esperança” e para esse ano o tema jovem é… você já sabe AMIGOS DA ESPERANÇA. “Um tema simples, ousado e relevante que pode envolver todos os membros na missão da igreja”, nas palavras do Presidente da DSA, Pr. Erton Köhler.

Falar de amizade traz alegria ao nosso coração, por saber que podemos contar com alguém em qualquer hora ou lugar, alguém disposto a abrir mão de seus interesses para estar com conosco, por nos considerar especial, um/a amigo/a de coração. Uma das frases mais lindas sobre a amizade que já escutei fala assim: “a amizade é a sombra do entardecer; cresce até o sol da vida se pôr“. Amizade verdadeira é aquela que dura eternamente, amigo verdadeiro é aquele que se preocupa com o outro e que se aproxima quando todos se afastam.

Hoje nos reunidos como amigos, pela mesma esperança, com a mesma esperança, na certeza de que como amigos e sempre amigos, venceremos afinal. Seja bem vindo ao nosso programa JA, obrigado por nos honrar com a sua presença, se sinta bem em nosso meio. Esse programa foi preparado pensando em você e na nossa amizade.

Hino especial: convide alguém para cantar um hino especial relacionado ao tema.

Momentos de Oração: quando oramos, satanás se afasta; imagine só o que acontece quando uma congregação inteira se ajoelha para falar com Deus. As hostes das trevas se retiram para bem longe e sentimos a paz do céu pairando cobre nós. Nesse momento você divide a congregação em grupos de 3 a 4 pessoas para orarem. Orem sobre as amizades, sobre seus amigos de perto e de longe e peçam a Deus que os ajude a serem amigos verdadeiros e que essa amizade perdure para a eternidade.

Jogral: momento da apresentação do jogral. [Jogral anexado].

Mensagem aos amigos visitantes: convide uma criança para narrar essa mensagem, e enquanto ela faz a narração, uma música de fundo estará tocando.

“Boa tarde amigos visitantes, pela amizade e carinho que temos por vocês, confesso que estamos felizes com a vossa presença; vossa presença traz alegria ao nosso coração. Nos Sentimos honrados por nos visitarem hoje e esperamos que venham sempre, essa porta estará sempre aberta para vocês.

Sabe amigo, amiga, às vezes me sinto triste quando vejo pessoas tristes, desamparadas, sem amigos, sem esperança. Imagino como deve ser a vida de alguém assim, mas tenho a firme certeza de que esse sofrimento é passageiro, nossas angústias em breve findarão.

Se você estiver triste, se sentindo sozinho, desanimado, abatido pela dor em algum momento, lembre: você pode contar conosco e com a nossa amizade, mas acima de tudo saiba que você tem um amigo especial: Jesus. Está sempre do seu lado em todos os momentos, cuidando, protegendo, guiando, sustentando.

Quando se sentir desanimado e triste, não perca a esperança, olhe pra cima, mas talvez não O veja, saiba,no entanto, que do céu Jesus estará olhando pra você. Ele é um amigo fiel e verdadeiro, em quem você pode depositar total confiança, na certeza de que nunca te decepcionará.

Volte sempre, Jesus fica feliz com sua presença e o céu inteiro se alegra por você aceitar nosso convite. Se não puder lembrar-se de tudo o que escutar nesta tarde, lembre disso: Jesus te ama e logo vem te buscar.”

Dinâmica: “Relembrando os hinos sobre amizade dos Cd’s JA desde 1992″. [dinâmica anexada].

Encenação: “Buscando amigos distantes” [encenação em anexo].

Concurso bíblico: “Amigos na Bíblia”. [concurso bíblico anexado].

Hino especial: nesse momento será apresentado mais um hino especial relacionado ao tema. Poder ser um solo, dueto, trio, quarteto, grupo ou coral. Você decide.

Reflexão final: Alguma vez já parou para pensar sobre como seria nossa vida se não tivéssemos amigos? Já imaginou sua vida sem ninguém pra compartilhar, dividir, correr, sorrir, brincar, cantar, chorar, aventurar, andar, …? Deus não nos criou para vivermos isolados uns dos outros, somos seres sociais, precisamos viver em comunidade, precisamos um do outro, mesmo que às vezes alguém achar que pode se virar sozinho, uma hora ou outra vai precisar comprar uma caixa de fósforo ou um biscoito numa loja. Nós não somos ilhas, não podemos viver isolados uns dos outros, não fomos criados para vivermos distantes dos outros. Alguma vez você sentiu saudades dos seus amigos? Isso é a prova de que não podemos viver sozinhos.

Agora, olhe pro seu lado, olhe! Vê alguém? Reconhece-o? Quem é ele para você? Um amigo, um irmão, um familiar, um parente, um colega, seu vizinho, um conhecido? Creio que aqui somos todos amigos pela mesma esperança: Jesus!

Mas lá fora temos mais amigos: nosso colega de trabalho, nosso motorista, nossa empregada doméstica, o morador da esquina onde moramos, nosso professor, nosso médico, pessoas com quem muitas vezes nos relacionamos por motivos de negócios ou interesses comuns, mas que nem sempre temos falado sobre a nossa bendita esperança. Essa é a nossa missão nesse ano, levar esperança aos nossos amigos, de perto e de longe. Vamos usar todos os meios disponíveis (telefone, internet, satélite, cartas, …) para falar aos nossos amigos que Jesus breve virá para nos buscar e que Ele precisa estar preparado.

Dói na alma saber que alguém morreu sem saber de Jesus e essa pessoa tem sido meu colega, vizinho, amigo por muito tempo e nunca falei de Jesus para ela. É uma perda insanável, mas enquanto houver tempo vamos levar essa bendita esperança, vamos sair juntos como amigos, fazer novas amizades para a eternidade. Há um mundo carente da nossa atenção, carinho e amor. Há alguém querendo ouvir que ainda existe esperança. Você e eu, os amigos pela mesma esperança, com a mesma esperança, foram os chamados para cumprir essa missão. Vamos?

Encerramento: chegamos ao final do nosso programa de hoje, mas não terminamos por aqui. Cada sábado, neste mesmo horário, estaremos reunidos para juntos aprendermos mais sobre AMIZADE, nos prepararmos e sairmos a levar esperança a mais amigos, amigos de perto e de longe.

Obrigado pela sua presença. Nos veremos no próximo sábado. Para encerrarmos, cantaremos juntos, de pé, o hino “Amigos da Esperança, do Cd jovem 2011”.

Oração final: o diretor JA faz a oração final.

Anexos do Programa:

Autor: Isaias Cardoso
Líder Máster de Jovens pela AbaC
Missão Iaenense

Créditos: http://www.ministeriojovem.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com