terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

15 Razões para participar de um Pequeno Grupo

“Para mim o Pequeno Grupo tem significado maior animo para trabalhar em prol da Igreja e mais unidade e espiritualidade em meu lar. Pela primeira vez estou participando de uma dupla missionária.Também não tinha coragem para recoltar e neste ano saí e tive sucesso. Não há maior alegria do que testemunhar milagres em resposta às orações, o envolvimento de crianças e jovens em seus Pequenos Grupos e o reavivamento experimentado pela igreja”.

Este depoimento de Leandro Diniz, líder do seu PG e dos quatorze Pequenos Grupos da igreja de Vila Rio Branco em Castro, não se restringe a uns poucos membros e uma única igreja. Isto está ocorrendo em centenas e milhares de lugares, mas precisa alcançar os que ainda não tiveram a mesma alegria.

O Senhor aguarda que nossos lares estejam abertos para alcançar os vizinhos com o convite da salvação, por isso, você encontrará abaixo, algumas razões que poderão também animá-lo neste grande movimento que o Espírito Santo está despertando nestes últimos dias de nossa história.

15 RAZÕES PARA PARTICIPAR DE PEQUENOS GRUPOS

1- Porque fomos criados para viver em comunidade . “Não é bom que o homem esteja só” (Gen. 2:18).

2- Porque esse é um modelo bíblico. O Velho Testamento apresenta, já com Moisés, este padrão para o povo de Deus, estabelecendo grupos de 10 pessoas (Ex. 18:1-27).

3- Porque Cristo lançou as bases da Igreja com um Pequeno Grupo de 12. Jesus não só ministrou nas casas, como também ordenou que os discípulos e os “setenta”, fizessem o mesmo (Mat. 10:12-14 e Lc 10:5-7).

4- Porque a Igreja Primitiva se estabeleceu alicerçada nos Pequenos Grupos. “Todos os dias no templo e nas casas” (At. 2:46). A igreja do novo testamento era uma igreja sem templos.

5- Porque o Espírito de Profecia afirma que os Pequenos Grupos são um plano de Deus para nossos dias. “A formação de pequenos grupos, como base de esforço cristão, é um plano que tem sido apresentado diante de mim por Aquele que não pode errar” Evangelismo,115.

6- Porque é a melhor maneira de se alcançar rapidamente a maturidade espiritual. O Pequeno Grupo proporciona ambiente acolhedor para expor dúvidas, refletir, crescer com as experiências dos demais e partilhar as bênçãos de Deus.

7- Porque reduz sensivelmente o índice de apostasias. No P.G. há um senso de pertencer que nos envolve como família espiritual. O novo membro precisa urgentemente de novos amigos para se ajustar ao novo ambiente, caso contrário se sentirá na igreja como um peixe fora d’água .

8- Porque gera envolvimento pessoal. Os membros deixam de ser apenas expectadores. Quebram-se as barreiras e passamos a sentir empatia e interesse genuíno nas pessoas. Cada um pode dar sua contribuição e sentir-se valorizado naquilo que fala ou faz.

9- Porque promove comunhão. O Pequeno Grupo é um excelente lugar para o desenvolvimento do amor cristão, o qual se manifesta em razão da proximidade e conhecimento das dores e lutas dos participantes. Ao mesmo tempo em que os grupos são as pernas e os braços da igreja, são também seus olhos e ouvidos na comunidade.

10- Porque promove a evangelização. O membro naturalmente torna-se um missionário por palavras e exemplo. Cada lar passa a ser uma agência missionária. À medida que novos grupos vão surgindo, amplia-se a influência da Igreja nos bairros e ao natural, novas congregações podem surgir.

11- Porque neles as pessoas são pastoreadas tão logo surge a necessidade. Muitos problemas são resolvidos com um desabafo, pedido de oração, troca de experiências e a empatia do grupo.

12- Porque promove a formação de novos líderes. Muitos há que tem potencial para a liderança, mas que não foi desenvolvido, porque não tiveram a oportunidade que o Pequeno Grupo possibilita. Há ainda os que fazem um excelente trabalho num grupo menor, mas que não se sentem à vontade num ambiente mais amplo.

13-Porque os dons espirituais são mais facilmente identificados e desenvolvidos. No Pequeno Grupo há maior interdependência e a necessidade quase automática de servir. Ninguém aprende a nadar apenas lendo um livro, mas sim entrando na água.

14- Porque estimula a oração intercessória. Parece ser do agrado de Deus dar respostas à oração neste lugar, mais do que em qualquer outro. Isto pode ser constatado pelos testemunhos e confiança dos componentes na certeza de que Deus os ouvirá.

15- Porque desenvolve a confiança na validade da Bíblia como a Palavra de Deus para hoje. No Pequeno Grupo se cresce no conhecimento da vontade revelada por Deus, e se desenvolve a vontade de continuar a estudá-la. Há um senso de sociedade e plenitude que acompanha cada um para além da reunião, estimulando-o a voltar outra vez.

Vamos com ousadia e confiança avançar ainda mais do que já temos feito e reavivar o fervor e espírito missionário da Igreja Primitiva, para que a chuva serôdia nos alcance ainda em nossos dias assim como a Temporã proporcionou à Igreja Apostólica as conquistas que lhe deram inicio.O mesmo Senhor que nos chamou também quer nos capacitar. Pode você dizer sim ao Seu convite? Maranata!


Pr. Antonio Moreira
Presidente da Igreja Adventista na região Central do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com