segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Televisão e Cinema

"Entenda que TV e cinema são veículos poderosíssimos quando se trata de exercer influência. Então, pense sobre que tipo de formador de opnião você está disposto a se submeter, e nunca deixe de lado a sua individualidade."

Hollywood sabe que os jovens gostam de ir ao cinema.  Eles fazem os filmes exatamente para nós!  Você está comprando a idéia desse frenesi que pegou a maioria dos jovens freqüentadores dos cinemas?  Que filmes eles escolherão?  E você, como escolherá?

Durante vários meses Patrícia tem procurado ouvir e ver propagandas de um filme antes mesmo dele chegar nas casas de exibição. Na semana passada, eis que ele chegou aos cinemas.  Suas amigas comentaram sobre isso durante o lanche. A irmã de Patrícia, que não é adventista, já o assistiu duas vezes, logo nos primeiros dias do lançamento.  A propaganda na TV está apresentando trechos que deixam Patrícia morrendo de vontade de ir vê-lo.  Ela não quer esperar até que saia em vídeo, pois ouviu dizer que os efeitos especiais são fantásticos e ela quer assisti-los na tela grande do cinema. Será que ela deveria ir só esta vez – já que não é seu costume ir ao cinema? Que mal há neste filme?  Não, não é esta a pergunta que está preocupando os pensamentos de Patrícia, uma jovem Adventista do Sétimo Dia, que pensa em assisti-lo.  Ainda que os adventistas tradicionais evitem ir ao cinema, alguns jovens de hoje não pensariam duas vezes antes de decidir fazê-lo.  O real problema neste quadro, é que Patrícia nem considera os
valores do filme que está querendo assistir.  Em lugar disso, ela está preocupada como local onde vai assisti-lo.

Satanás é muito esperto.  Ele calcula que se conseguir fazer nosso ponto de preocupação o local onde vamos assistir ao filme, em vez de qual filme vamos assistir, ele poderá introduzir toda sorte de matérias questionáveis e mesmo pervertidas na película.  E os espectadores não perceberão, senão quando já tiver passado tudo.

A Igreja Adventista tem ensinado através dos anos que o cinema está fora dos nossos limites.  Alguns até se expressam dizendo que, quando um adventista vai ao cinema, o seu anjo-da-guarda fica do lado de fora.  Vários argumentos são apresentados incluindo que o ambiente físico é insalubre e o social questionável.  A tecnologia minimizou estes argumentos.  A televisão e os vídeos estão cada vez mais presentes nos nossos lares, e os salões de cinema colocaram ar-condicionado e áreas para não-fumantes.  Com estas mudanças ambientais, que novos argumentos os verdadeiros cristãos terão? Leia com atenção Salmo 1:1, e  Mensagens aos Jovens, página 398.

O que dizer da televisão?  E dos vídeos?  Muitos de nós temos estes aparelhos em casa, e o conteúdo não é diferente do que passa no cinema.  O fato é que, com a disponibilidade da TV a cabo ou via Satélite, podemos sintonizar na tela da TV qualquer coisa que passa nos cinemas, e muito mais.

Como cristãos adventistas, é importante conhecer quais são os princípios divinos para nos guiar.  Na Bíblia não lemos nada acerca de TV, vídeos ou cinema, no entanto encontramos instruções sobre o que devemos incluir como parte de nossa vida.  Em Filipenses 4:8 (BLH), Paulo escreveu as linhas mestras para nossa conduta:  “Portanto, meus irmãos,  encham as suas mentes com tudo o que é bom e merece elogios: o que é verdadeiro, digno, justo, puro, agradável e honesto”.

O local onde você assiste um filme é infinitamente menos importante do que aquilo que você está vendo.  A instrução de Paulo é para focalizarmos nossa atenção no que é elogiável, verdadeiro e puro.  Se não vamos ao cinema mas trazemos para o nosso lar um filme moralmente degenerado, estamos em falta com o ponto de vista de Deus, que Paulo apresenta.  Portanto, use o critério bíblico para escolher o filme que vai assistir em sua casa.  Analise quais os valores focalizados na tela.  Se vamos assistir a uma exibição onde são focalizadas mentiras, chantagens, violência e sexo fora do casamento, como manteremos nossos olhos em coisas boas e que merecem elogios? 

A recomendação do apóstolo Paulo é que pensemos em coisas louváveis e verdadeiras.  É necessário saber de antemão qual a mensagem que o filme transmite.  Há pouco material cinematográfico produzido para nosso entretenimento que não expresse alguma espécie de mensagem.  Às vezes, é uma mensagem sutil ou subentendida, mas é uma mensagem.  Os diálogos enviam mensagens.  Cada cena emite uma mensagem.  As ações dos artistas e mesmo a roupa que usam e o estilo de vida que representam, enviam mensagens.

Qual é a mensagem do filme ou do show que você está assistindo?  Os artistas provavelmente, não são conhecidos como cristãos, pois os cristãos raramente são apresentados na mídia.  Quando eles são castos, em geral são marcados com zombaria.  E os personagens atuam de forma cristã?   Seus valores morais são de acordo com os princípios cristãos?  O enredo está sendo direcionado para uma conclusão bem refletida e honesta? Há situações tratadas de maneira irreal?

Os filmes são edições condensadas em segmentos de 90 ou 120 minutos.  O resultado final chega ao desenrolarem-se as últimas cenas.  A vida real e os relacionamentos não acontecem em segmentos de duas horas.  Quando foi que você enfrentou uma crise e resolveu tudo em um espaço de 120 minutos?  Ao analisarmos as representações, é necessário questionar se desejamos padronizar nossa vida pelo modelo deles.  A mensagem desejável é aquela que vai incentivar-nos a contribuir positivamente para a comunidade ao nosso redor e,  mui especialmente, nos fazer sentir mais perto de Deus.

Mesmo os “bons” filmes exigem cautela.  Recentemente, a Disney, uma companhia bem conhecida desde muitos anos por sua produção de películas de entretenimento familiar,  foi obrigada a recolher 3,4 milhões de cópias dos vídeos “Rescuers Down Under”.  Qual a razão?  Imagens de sexo explícito estavam escondidas no vídeo.  É importante lembrar que você não é informado sobre que mensagens adicionais seu cérebro captará.  Isso é conhecido como programação latente ou subliminar.  Você ainda vai permitir que outros escolham por você o que será colocado em sua mente?

Voltemos à admoestação de Paulo de que devemos olhar o que é bom e que merece elogios.  Muitos enredos e tramas das telenovelas e filmes apresentam atividades sexuais entre parceiros não casados.  Ao assistir a estes episódios nós participamos de forma indireta daqueles atos, os quais, pelos padrões bíblicos, são chamados de adultério ou fornicação.  Nossos próprios relacionamentos se tornam desvalorizados por causa do nosso silencioso endosso da cena.

O cristão é responsável por seus atos e suas conseqüências sobre outros.  O que você vê fortalecerá ou enfraquecerá seu testemunho por Cristo.  Existem informações que podemos usar sabiamente para escolher bem o que vamos colocar diante dos nossos olhos.

Primeiro, tenha a certeza de que você não está deixando de lado as orientações de Deus.  Ele pode estar tentando dizer-lhe que seus hábitos televisivos precisam ser reavaliados.  Em I Tessalonicensas 5: 19 (BLH), somos lembrados a não atrapalhar a ação do Espírito Santo.  Precisamos estar despertos para o Espírito Santo.  Ele está rogando que mudemos nossos hábitos de vida.  Não O ignoremos.

Segundo, leia o que a crítica está dizendo sobre o filme ou o show.  Tome tempo para examinar as opiniões de diferentes críticos.  Ainda assim, é necessário perguntar-se qual é a perspectiva ou ponto de vista deles.  E não venha se desculpar apresentando um crítico que disse o que você queria ouvir.  Se possível, encontre um crítico cristão.

Terceiro, há páginas na internet que apresentam uma resenha dos filmes.  Muitas se baseiam em valores cristãos e os classificam de acordo com o conteúdo: violência, linguagem, e do enredo em geral.  A seguir indicamos dois “sites” (em inglês) que poderão ser consultados:

http://www.startext.net/homes/chldcare/capreports http://members.aol.com/MovieOnLn/MoviesOnline.html.

Gaste alguns minutos agora mesmo para decidir qual será sua posição pessoal para assistir à TV e aos filmes.  Tome como base aquilo que Deus deseja para sua vida.  Os critérios para escolher o que irá assistir devem incluir o que glorifica ao seu Criador, e o que tornará você uma pessoa melhor.

Esteja preparado para encarar o surgimento das pressões dos amigos.  Se eles não pensaram, analisaram, ou oraram sobre a importância dos hábitos televisivos, provavelmente não compreenderão sua decisão. Tenha paciência e explique tantas vezes quantas necessárias o porque da decisão que tomou.

Uma boa alternativa é ocupar-se com outras atividades durante as horas que você gastava vendo TV.  Ler um livro a sós ou com outra pessoa;  aprender e praticar um esporte; fazer caminhadas ou ciclismo;  descobrir um hobby interessante;  ser voluntário em alguma atividade da igreja ou da comunidade.  A vida é mais do que assistir ao que os outros fazem.  Lembre-se  da promessa divina escrita em Josué 1:5 de que “Serei contigo, não te deixarei nem te abandonarei”.  Seu anjo-da-guarda não mais ficará do lado de fora do seu lazer, mas lhe acompanhará em outro lugar aprazível.  Não é muito melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com