terça-feira, 26 de outubro de 2010

Leitura , uma passagem para a vida ou para morte

"Ler é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por sua mente. Lógico, que você deve procurar boas leituras. Coisas que possam construir pensamentos úteis, inteligentes e que sirvam para tomar decisões acertadas. Contudo, nunca esqueça que estudar a Bíblia é a melhor opção de leitura que alguém pode ter."

Karen era aluna do Ensino Médio e levava os estudos a sério. Matriculou-se em todas as matérias de Exatas e Biológicas porque queria prestar vestibular para Medicina. Como a concorrência era bem grande, dava duro para tirar boas notas.

Um pouco depois do início do ano letivo, Karen começou a ler romances. No começo, lia um pouco aqui, um pouco ali, na hora do almoço, antes de dormir. Não demorou muito para perceber que não era suficiente. Logo, estava lendo romances em cada minuto livre que tivesse.

Vivendo no mundo da fantasia, Karen começou a achar que sua vida era um tédio. Pouco a pouco perdeu o interesse pelo time de basquete no qual jogava, seus amigos pareciam muito crianças e a escola já não era tão importante. Suas notas começaram a baixar.

Karen continuou a ler os romances, embora os amigos lhe dissessem que ela estava mudando muito por causa dos livros. Pouco tempo depois, abandonou a escola e se casou. O marido não parecia muito com os príncipes encantados que encontrava nas histórias de fiçcão. Ela estava à procura de um homem que não existia. O tempo foi passando e as tensões entre o casal acabaram em divórcio. Casou-se outra vez e se divorciou novamente.

Jamais se tornou médica e, hoje ganha apenas o suficiente para sobreviver trabalhando aqui e ali em empregos temporários. Ela ainda não encontrou o homem ideal e nunca vai encontrar porque ele não existe. Fazendo uma lista de todas as qualidades desejáveis que retirou dos personagens dos livros que leu, Karen criou em sua mente um homem perfeito e, com certeza, jamais alguém poderá se encaixar nessa ficção. Seus hábitos de leitura muito contribuíram para que seus casamentos fracassassem.

Infelizmente, esta não é uma história de ficção. Ao contrário, ela se repete muitas vezes na vida de muitos jovens. Karen aprendeu que a vida real tem seus altos e baixos. Muitos sonhos se desfazem e as pessoas não são perfeitas, mas jamais aprendeu a lidar com a realidade.

G. M. Trevelyan escreveu: “A Educação foi capaz de produzir uma vasta população capaz de ler, mas incapaz de distinguir o que vale a pena ser lido.” Em que parte da população você se encaixa? Você lê qualquer coisa ou é seletivo em relação aos livros e revistas que escolhe? É importante refletir sobre o que lemos?

Como cristãos, estamos nos preparando para passar a eternidade com Deus, mas também precisamos viver o presente. A Educação desenvolve as habilidades físicas, mentais e espirituais e, assim, aprendemos a distinguir se o material é bom ou ruim. Obter conhecimento abre portas e oferece oportunidades. Como filhos de Deus, devemos saber que a escolha de bons livros e revistas fortalece a mente e nossa amizade com Jesus.

A indústria editorial quer nos fazer acreditar que não podemos viver sem cada bestseller publicado. As editoras gastam milhões em propaganda para nos fazer comprar o último romance publicado; mas com que freqüência um bestseller se transforma em um trampolim para a morte.

A leitura abre passagens em nossa mente e os neurônios transmitem de acordo como foram programados. Quando lemos, os pensamentos e as idéias de outras pessoas entram em nossa mente. As palavras e os quadros mentais formados são armazenados para sempre no subconsciente Repentinamente, uma palavra ou algum acontecimento aciona nossa memória e assim vamos nos lembrando dos trechos e de pequenas porções dos enredos que se juntam durante os anos de leitura. Será que deveríamos armazenar informações que não são da mais alta qualidade? Seria prudente sermos influenciados por histórias de terror, romances irreais e fantasias de toda espécie?

Como vamos decidir o que vale a pena ser lido? Em primeiro lugar, pense por que você lê. Faça uma lista e inclua algumas dessas razões: Aprender a respeito de fatos e eventos, obter informações e entretenimento. O que mais pode ser acrescentado?

Depois que decidiu por que lê, prepare outra lista com categorias. Que tipo de material você lê? Como estudante, você precisa fazer algumas leituras para a escola e isso inclui provavelmente biografias, literatura, ciência, etc.

Qual é a sua opção para leituras recreativas? Biografias, viagens, informação sobre computadores, trabalhos manuais ou artes? Coisas como ficção científica, terror, fantasia, romance e gibis fazem parte de sua dieta de leitura?

Quando terminar a lista, observe as categorias. Você está lendo vários tipos de material ou tem-se concentrado apenas em uma área deixando as outros de lado? Ler tudo sobre computadores e nunca aprender sobre o Monte Kilimanjaro é como comer pão e água e nunca saborear uma pizza. Escolha tópicos variados para ampliar seus interesses; isso pode ajudá-lo a listar assuntos com os quais você não tenha muita familiaridade. Faça um plano de ler sobre assuntos bem diversos em áreas diferentes.

Outro ponto que você precisa considerar em seu material de leitura é conhecer a agenda do autor. Por que ele escreveu a história? Que idéias ou posições importantes ele quer que você tenha ao ler suas palavras?

Provérbios 14:7 diz: “Quando você precisar de conselhos não procure pessoas que rejeitam a Deus.” Se o autor não professa crença em Deus, será que podemos obter dele algum conhecimento de que necessitamos? Podemos acreditar em seus pontos de vista já que ele não baseia suas opiniões na Palavra de Deus?

Não se esqueça de perguntar a si mesmo: “Se eu ler isso, vou fortalecer minha amizade com Jesus? Ou vou evitar conversar com Ele? Será que a tal leitura não vai nos afastar?

E quanto à Bíblia? Você a incluiu em seu plano de leitura? Ela deveria estar em primeiro lugar na lista dos filhos de Deus. Muitas pessoas dizem que não têm tempo de ler a Bíblia, mas acham tempo para todos os outros tipos de leitura, incluindo jornais e revistas diariamente. Negligenciar a leitura da Bíblia não é uma coisa boa para nós pois ela contém a resposta para todas as perguntas de que necessitamos em nossa vida. Não se trata simplesmente de uma lista de “faça” e “não faça”. O próprio Deus escreveu os princípios contidos nela e Ele deseja que os estudemos e aprendamos a aplicá-los na vida. Se nunca os lemos, não podemos aplicá-los.

Ter a idéia de que a Bíblia é um tédio mostra que seus outros hábitos de leitura provavelmente a estão deixando para trás. A Bíblia contém os melhores enredos de ação-aventura e suspense jamais escritos. Tente alguma idéia nova ao lê-la. Imagine os sons e as vozes em volta dos personagens. Sinta o cheiro dos animais ou da comida que aparece na história. Tente ver o desespero nos olhos de Adão e Eva quando enterraram o filho Abel; e a alegria do pai quando o filho pródigo voltou para casa. Se usar essa técnica, as histórias vão se tornar vivas e estimulantes.

Ellen White escreveu muitas páginas sobre a leitura e ela deixa bem claro que devemos ser extremamente cuidadosos com o que estamos lendo. Em 9 de outubro de 1902, em uma revista chamada The Youth’s Instructor, ela escreveu: “Satanás sabe que nossa mente é afetada em alto grau por aquilo que lemos. Ele está sempre tentando induzir jovens e adultos à leitura de romances, contos e outro tipo de literatura. Os leitores de tal espécie de material acabarão se tornando incapazes de desempenhar os deveres da vida. Eles vivem uma vida irreal e não têm nenhum desejo de estudar as Escrituras, para alimentar-se do maná celestial.”

Se Satanás já estava plane-jando esse ataque em 1902, você pode imaginar o que está armando hoje? Ele sabe muito bem que se conseguir controlar nossa mente, vencerá a batalha e assumirá o controle de nossa vida. Ao ler os bestsellers de hoje, você pode estar se tornando vulnerável a Satanás, e tudo o que ele quer é controlar a sua vida. Fará tudo o que for possível para afastá-lo do maior dom que Jesus tem lhe dado – a vida eterna.

Deus promete que podemos ter toda a sabedoria que precisarmos. Em Tiago 1:5, Ele diz: “Se quiserem saber o que Deus quer que vocês façam, perguntem-Lhe, e Ele alegremente lhes dirá, pois está sempre pronto a dar uma farta provisão de sabedoria a todos os que Lhe pedem.”

Podemos pedir sabedoria em qualquer tempo. Porém, se estamos ocupados em entulhar nossa mente com mensagens do mundo, será muito difícil ouvir a voz de Deus. A próxima vez que pegar um livro para ler, leia para a sua vida – sua vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com