"Esse é o tipo de assunto que você não precisa ter desespero para resolver. Calma, atenção, muita conversa, fazem parte de um processo que nunca deve ser deixado de lado. Casamento, atualmente, pode não ser para a vida toda, mas suas conseqüências são."
O casamento é um compromisso permanente. Portanto, façam o melhor para viver bem este tempo. Continuem crescendo e aprendendo juntos. Descansem na certeza de que o verdadeiro compromisso de um com o outro, trará muitos anos de alegria e felicidade para seu casamento.
Você conhece algum casal que está casado há muitos anos? Vamos dizer, por 50 anos? Ou menos, como 25 anos ou 10 anos? Na sociedade atual, 10 anos parece muito tempo. Estamos habituados a coisas descartáveis, não só os pratos de papel e canetas, mas as pessoas também. Ficamos condicionados a relacionamentos de curta duração.
Nos tempos antigos, era costume que a mesma professora ensinasse desde a primeira série até terminar o primário. Hoje, no Ensino Fundamental, cada série tem uma professora diferente, e da 5ª. série em diante, cada matéria é ensinada por um professor diferente. Antigamente, os alunos freqüentavam a mesma escola com as outras crianças da vizinhança. Hoje, os colegas de classe vêm de diversos pontos da cidade, e nos internatos, os alunos vêm de diversas regiões do país. Enquanto cursa o Ensino Médio o jovem poderá trocar de trabalho mais freqüentemente do que os pilotos de corrida de carros trocam de pneus.
Mudança é o nome do jogo. Mesmo os casamentos não escapam ilesos. A taxa de divórcios no mundo secular eleva-se cada vez mais, mas atualmente o mesmo está acontecendo entre os Adventistas do Sétimo Dia. Casais que estão juntos por 10, 20 ou 50 anos realmente são vitoriosos. Qual é o segredo deles?
Na realidade, não há mistério. Tudo depende do casal tomar tempo para analisar, pensar e orar juntos sobre qual o plano de Deus para o casamento, e uma vida de felicidade estará ao seu alcance. Tomar tempo agora para se preparar para o casamento ajudará você a assegurar, e a seu futuro cônjuge, muito sucesso e felicidade na vida a dois e, assim, poderão comemorar muitos e muitos aniversários de casamento.
Seus pais poderão ser divorciados, mas você não tem de passar por esta experiência. O caminho para um casamento bem-sucedido e duradouro não começa no dia das bodas ou da lua-de-mel. Começa na adolescência. Assim como quando você faz uma viagem, ela não começa ao tomar a condução. Primeiramente, você faz um planejamento, escolhe o lugar, olha mapas ou guia turístico, e gasta algum tempo procurando saber o que lhe espera por lá. Como jovens cristãos desejosos de um dia constituir família, devemos elaborar um plano de ação para conseguir um relacionamento bem-sucedido.
Deus tem-nos dado orientações claras acerca do casamento e das qualidades de caráter que devemos procurar na pessoa com a qual vamos comprometer nosso futuro. Em Provérbios 31 há uma lista de belos atributos que um jovem gostará de ver em sua esposa. A mãe do rei Lemuel ensinou-lhe o que ele deveria procurar em uma jovem para ser sua futura esposa. A descrição dessa mulher a tornou conhecida como a “supermulher”.
Em um primeiro momento esta mulher pode parecer maravilhosa demais. Mas não é provável que você encontrará uma única mulher ou homem que tenham todos os atributos dessa descrição. A Bíblia diz que o valor dela ultrapassa o de rubis. A maioria de nós terá muita sorte se for avaliado ao equivalente a um pouco mais que o salário mínimo, sem qualificações de faculdade. Portanto não procure alguém que tenha todos os atributos daquela lista. Em lugar disso, procure alguém que viva de acordo com os princípios cristãos, e se empenhe por servir a Deus e a família. Este é o verdadeiro personagem de Provérbios 31.
Os autores Michael e Judy Phillips em seu livro Amigos Íntimos para a Vida escreveram: “Procure olhar para além daquela jovem rodeada de admiradores, cujos olhos piscam. Ela conhece o poder do seu sorriso e o feitiço do seu charme, e, sabe como usá-los. Seus olhos brilham com intenções de flerte, atraindo sentimentos românticos para ela. Volte seu olhar para a moça que está
ao lado desse grupo, talvez sua aparência não é tão linda e nem use perfume forte ou maquiagem. Ela não está com olhares de flerte, mas é leal com suas amizades. Ela conversa descontraidamente com rapazes e moças como bons amigos, sem esconder seu charme feminino. Ela possui um caráter muito superior ao da outra, e por isso está melhor preparada para o casamento e para ser sua melhor amiga durante toda a vida. Elas não devem ser procurada para um romance passageiro, mas para uma verdadeira e duradoura amizade”.
Nos livros de Salmos e de Provérbios, encontramos outros textos que definem as qualidades de alguém para se casar. O primeiro capítulo do livro dos Salmos descreve um homem que anda nos caminhos do Senhor. Ao pensar em seu futuro esposo, considere se ele procura a sabedoria de Deus ou a do mundo. As moças desejam se casar com alguém que as proteja. O marido deve cumprir esse papel e cuidar com carinho da sua esposa e dos filhos que Deus colocar sob seus cuidados.
No livro citado, os Phillips advertem: “Olhe para além daquele rapaz bonitão de ombros largos e braços fortes, cuja aparência e presença espirituosa fazem derreter os corações de todas as meninas do seu colégio ou igreja. O porte atlético, as maneiras casuais e o sorriso cativante fazem dele o objeto da aglomeração de muitas de suas colegas. Volte seu olhar para o rapaz que está ao lado desse grupo. Talvez ele não tenha o porte tão atlético nem a aparência tão esplendorosa. Ele não expressa interesses românticos para as colegas ao seu redor, no entanto as trata com respeito e bondade; ele conversa descontraídamente com seus amigos e amigas, e não fica querendo impressionar ninguém. Ele possui um caráter muito superior ao do outro. Ele está melhor preparado para o casamento e para ser seu melhor amigo durante a vida”.
No Novo Testamento também encontramos orientações sobre o que procurar em um pretendente. No capítulo 2 de Tito, Paulo dá instruções aos jovens rapazes e moças sobre princípios cristãos de vida. Ele retrata o jovem cristão como aquele que é respeitador, tem domínio próprio, é paciente e cheio de fé em Deus. Quanto às moças cristãs que não sejam fofoqueiras, tenham domínio próprio e pureza; sejam bondosas e eficazes.
Talvez você pense que se ficar procurando todas estas qualidades em uma pessoa, vai acabar com todo o romance do relacionamento. Isto simplesmente não é verdade. Ao encontrar a pessoa com as características mencionadas, o romance virá naturalmente.
No entanto, tenha bem claro em sua mente que não é o romance que vai fazer com que se consiga atravessar os períodos difíceis pelos quais passam todos os casamentos. No Salmo 1: 3 lemos que essa pessoa é como uma árvore que cresce na beira de um riacho, ela dá frutos no tempo certo e as folhas não murcham no tempo da seca. Os tempos difíceis no casamento são o tempo da seca. Não escolha um cônjuge que arrumará as malas e partirá quando o romance estiver temporariamente em segundo plano. Façam do compromisso a prioridade.
O amor passa por mutações através da vida. Quando você começa a amar, seus sentimentos são muito fortes sim, mas estão misturados com muitas outras emoções. Na continuação do relacionamento seus senti-mentos de amor e os de romance vão se equili-brando. Os arroubos da paixão darão lugar a um amor paciente, constante e que permanecerá firme mesmo em tempos quando as dificuldades o ameaçarem.
O amor se aprofunda e não diminui, tornando-se mais amadurecido e firme. O entusiasmo não permanecerá automaticamente, é necessário alimentá-lo. Os casais de sucesso são os que zelam pelo seu matrimônio. Eles se empenham por mantê-lo assim como se empenham por outras coisas. Mas é um trabalho que fazem com alegria e não trocariam por nada seu relacionamento conjugal. Ao serem perguntados responderão que são mais felizes e se amam mais hoje do que quando se casaram.
No dia do casamento os noivos fazem votos e promessas um ao outro. Estas são mais do que lindas frases. O casal está se comprometendo com Deus de que viverão juntos em amor e cuidado mútuos durante o tempo de vida que Ele lhes der, o qual poderá durar de um dia até mais de 50 anos. Não lhes pertence a liberdade de escolher se separar depois de certo tempo, se acharem que não são mais felizes nesse relacionamento. Quando a dificuldade vem e não quer ir embora, permanecem juntos na tempestade. No final, o seu relacionamento estará mais forte pela experiência que atravessaram juntos.
Se um casal de noivos chega à conclusão de que o divórcio nunca será considerado uma opção entre eles, ao casarem e enfrentarem os tempos difíceis, esse compromisso continua em pé. Quando o casal escolhe a presença de Deus como parceiro em seu casamento, não há nada que não possa ser resolvido.
O jugo desigual é freqüentemente usado quando falamos sobre casamento. Se o fazendeiro emparelhar um ca-valo e um boi para puxar juntos o arado, acontece uma confusão desastrosa. O cavalo tem um ritmo e o boi outro. Ambos tentam puxar, mas as diferentes maneiras não se harmonizam, e não chegam a lugar nenhum. Comportamento similar se vê em casais unidos em jugo desigual. Em II Coríntios 6:14 e 15, o apóstolo Paulo adverte contra o casamento de crentes com descrentes. Se você é adventista do sétimo dia e se casa com um não adventista, você vai ter problemas. Alguém terá de fazer concessões. Outras desavenças irão surgindo tais como: ir à igreja sozinho; quem serão seus amigos; como serão criados os filhos; de que tipo de lazer você irá participar.
Deus deseja que Seus filhos sejam pessoas felizes em todos os aspectos, inclusive no casamento. O contentamento dos pais reflete nos filhos. Saber que os pais não irão sedivorciar, aumenta a segurança e a felicidade dos filhos. Nunca é cedo demais para conhecer e dar ouvidos aos princípios divinos para o casamento.
Portanto, comece a orar agora por seu futuro cônjuge. Peça a seus pais que orem também. Peça a Deus que guie seu futuro cônjuge nas escolhas que está fazendo. Examine sua própria vida e descubra em que você precisa melhorar.
Gaste tempo estudando os personagens bíblicos que você mais admira. Descubra as características que os tornaram escolhidos de Deus. Procure estas mesmas qualidades na pessoa com quem você pensa em se casar. Sobre tudo, ore cada dia para que Deus lhe mostre o caminho que Ele deseja que você escolha. “Se vocês desviarem do caminho, indo para a direita ou para a esquerda, ouvirão a voz dele atrás de vocês, dizendo: O caminho certo é este; andem nele”. Isaías 30: 21 (BLH) Quando fazemos a vontade de Deus, podemos confiantemente avançar, sabendo que Ele provê o melhor para nós.
Você conhece algum casal que está casado há muitos anos? Vamos dizer, por 50 anos? Ou menos, como 25 anos ou 10 anos? Na sociedade atual, 10 anos parece muito tempo. Estamos habituados a coisas descartáveis, não só os pratos de papel e canetas, mas as pessoas também. Ficamos condicionados a relacionamentos de curta duração.
Nos tempos antigos, era costume que a mesma professora ensinasse desde a primeira série até terminar o primário. Hoje, no Ensino Fundamental, cada série tem uma professora diferente, e da 5ª. série em diante, cada matéria é ensinada por um professor diferente. Antigamente, os alunos freqüentavam a mesma escola com as outras crianças da vizinhança. Hoje, os colegas de classe vêm de diversos pontos da cidade, e nos internatos, os alunos vêm de diversas regiões do país. Enquanto cursa o Ensino Médio o jovem poderá trocar de trabalho mais freqüentemente do que os pilotos de corrida de carros trocam de pneus.
Mudança é o nome do jogo. Mesmo os casamentos não escapam ilesos. A taxa de divórcios no mundo secular eleva-se cada vez mais, mas atualmente o mesmo está acontecendo entre os Adventistas do Sétimo Dia. Casais que estão juntos por 10, 20 ou 50 anos realmente são vitoriosos. Qual é o segredo deles?
Na realidade, não há mistério. Tudo depende do casal tomar tempo para analisar, pensar e orar juntos sobre qual o plano de Deus para o casamento, e uma vida de felicidade estará ao seu alcance. Tomar tempo agora para se preparar para o casamento ajudará você a assegurar, e a seu futuro cônjuge, muito sucesso e felicidade na vida a dois e, assim, poderão comemorar muitos e muitos aniversários de casamento.
Seus pais poderão ser divorciados, mas você não tem de passar por esta experiência. O caminho para um casamento bem-sucedido e duradouro não começa no dia das bodas ou da lua-de-mel. Começa na adolescência. Assim como quando você faz uma viagem, ela não começa ao tomar a condução. Primeiramente, você faz um planejamento, escolhe o lugar, olha mapas ou guia turístico, e gasta algum tempo procurando saber o que lhe espera por lá. Como jovens cristãos desejosos de um dia constituir família, devemos elaborar um plano de ação para conseguir um relacionamento bem-sucedido.
Deus tem-nos dado orientações claras acerca do casamento e das qualidades de caráter que devemos procurar na pessoa com a qual vamos comprometer nosso futuro. Em Provérbios 31 há uma lista de belos atributos que um jovem gostará de ver em sua esposa. A mãe do rei Lemuel ensinou-lhe o que ele deveria procurar em uma jovem para ser sua futura esposa. A descrição dessa mulher a tornou conhecida como a “supermulher”.
Em um primeiro momento esta mulher pode parecer maravilhosa demais. Mas não é provável que você encontrará uma única mulher ou homem que tenham todos os atributos dessa descrição. A Bíblia diz que o valor dela ultrapassa o de rubis. A maioria de nós terá muita sorte se for avaliado ao equivalente a um pouco mais que o salário mínimo, sem qualificações de faculdade. Portanto não procure alguém que tenha todos os atributos daquela lista. Em lugar disso, procure alguém que viva de acordo com os princípios cristãos, e se empenhe por servir a Deus e a família. Este é o verdadeiro personagem de Provérbios 31.
Os autores Michael e Judy Phillips em seu livro Amigos Íntimos para a Vida escreveram: “Procure olhar para além daquela jovem rodeada de admiradores, cujos olhos piscam. Ela conhece o poder do seu sorriso e o feitiço do seu charme, e, sabe como usá-los. Seus olhos brilham com intenções de flerte, atraindo sentimentos românticos para ela. Volte seu olhar para a moça que está
ao lado desse grupo, talvez sua aparência não é tão linda e nem use perfume forte ou maquiagem. Ela não está com olhares de flerte, mas é leal com suas amizades. Ela conversa descontraidamente com rapazes e moças como bons amigos, sem esconder seu charme feminino. Ela possui um caráter muito superior ao da outra, e por isso está melhor preparada para o casamento e para ser sua melhor amiga durante toda a vida. Elas não devem ser procurada para um romance passageiro, mas para uma verdadeira e duradoura amizade”.
Nos livros de Salmos e de Provérbios, encontramos outros textos que definem as qualidades de alguém para se casar. O primeiro capítulo do livro dos Salmos descreve um homem que anda nos caminhos do Senhor. Ao pensar em seu futuro esposo, considere se ele procura a sabedoria de Deus ou a do mundo. As moças desejam se casar com alguém que as proteja. O marido deve cumprir esse papel e cuidar com carinho da sua esposa e dos filhos que Deus colocar sob seus cuidados.
No livro citado, os Phillips advertem: “Olhe para além daquele rapaz bonitão de ombros largos e braços fortes, cuja aparência e presença espirituosa fazem derreter os corações de todas as meninas do seu colégio ou igreja. O porte atlético, as maneiras casuais e o sorriso cativante fazem dele o objeto da aglomeração de muitas de suas colegas. Volte seu olhar para o rapaz que está ao lado desse grupo. Talvez ele não tenha o porte tão atlético nem a aparência tão esplendorosa. Ele não expressa interesses românticos para as colegas ao seu redor, no entanto as trata com respeito e bondade; ele conversa descontraídamente com seus amigos e amigas, e não fica querendo impressionar ninguém. Ele possui um caráter muito superior ao do outro. Ele está melhor preparado para o casamento e para ser seu melhor amigo durante a vida”.
No Novo Testamento também encontramos orientações sobre o que procurar em um pretendente. No capítulo 2 de Tito, Paulo dá instruções aos jovens rapazes e moças sobre princípios cristãos de vida. Ele retrata o jovem cristão como aquele que é respeitador, tem domínio próprio, é paciente e cheio de fé em Deus. Quanto às moças cristãs que não sejam fofoqueiras, tenham domínio próprio e pureza; sejam bondosas e eficazes.
Talvez você pense que se ficar procurando todas estas qualidades em uma pessoa, vai acabar com todo o romance do relacionamento. Isto simplesmente não é verdade. Ao encontrar a pessoa com as características mencionadas, o romance virá naturalmente.
No entanto, tenha bem claro em sua mente que não é o romance que vai fazer com que se consiga atravessar os períodos difíceis pelos quais passam todos os casamentos. No Salmo 1: 3 lemos que essa pessoa é como uma árvore que cresce na beira de um riacho, ela dá frutos no tempo certo e as folhas não murcham no tempo da seca. Os tempos difíceis no casamento são o tempo da seca. Não escolha um cônjuge que arrumará as malas e partirá quando o romance estiver temporariamente em segundo plano. Façam do compromisso a prioridade.
O amor passa por mutações através da vida. Quando você começa a amar, seus sentimentos são muito fortes sim, mas estão misturados com muitas outras emoções. Na continuação do relacionamento seus senti-mentos de amor e os de romance vão se equili-brando. Os arroubos da paixão darão lugar a um amor paciente, constante e que permanecerá firme mesmo em tempos quando as dificuldades o ameaçarem.
O amor se aprofunda e não diminui, tornando-se mais amadurecido e firme. O entusiasmo não permanecerá automaticamente, é necessário alimentá-lo. Os casais de sucesso são os que zelam pelo seu matrimônio. Eles se empenham por mantê-lo assim como se empenham por outras coisas. Mas é um trabalho que fazem com alegria e não trocariam por nada seu relacionamento conjugal. Ao serem perguntados responderão que são mais felizes e se amam mais hoje do que quando se casaram.
No dia do casamento os noivos fazem votos e promessas um ao outro. Estas são mais do que lindas frases. O casal está se comprometendo com Deus de que viverão juntos em amor e cuidado mútuos durante o tempo de vida que Ele lhes der, o qual poderá durar de um dia até mais de 50 anos. Não lhes pertence a liberdade de escolher se separar depois de certo tempo, se acharem que não são mais felizes nesse relacionamento. Quando a dificuldade vem e não quer ir embora, permanecem juntos na tempestade. No final, o seu relacionamento estará mais forte pela experiência que atravessaram juntos.
Se um casal de noivos chega à conclusão de que o divórcio nunca será considerado uma opção entre eles, ao casarem e enfrentarem os tempos difíceis, esse compromisso continua em pé. Quando o casal escolhe a presença de Deus como parceiro em seu casamento, não há nada que não possa ser resolvido.
O jugo desigual é freqüentemente usado quando falamos sobre casamento. Se o fazendeiro emparelhar um ca-valo e um boi para puxar juntos o arado, acontece uma confusão desastrosa. O cavalo tem um ritmo e o boi outro. Ambos tentam puxar, mas as diferentes maneiras não se harmonizam, e não chegam a lugar nenhum. Comportamento similar se vê em casais unidos em jugo desigual. Em II Coríntios 6:14 e 15, o apóstolo Paulo adverte contra o casamento de crentes com descrentes. Se você é adventista do sétimo dia e se casa com um não adventista, você vai ter problemas. Alguém terá de fazer concessões. Outras desavenças irão surgindo tais como: ir à igreja sozinho; quem serão seus amigos; como serão criados os filhos; de que tipo de lazer você irá participar.
Deus deseja que Seus filhos sejam pessoas felizes em todos os aspectos, inclusive no casamento. O contentamento dos pais reflete nos filhos. Saber que os pais não irão sedivorciar, aumenta a segurança e a felicidade dos filhos. Nunca é cedo demais para conhecer e dar ouvidos aos princípios divinos para o casamento.
Portanto, comece a orar agora por seu futuro cônjuge. Peça a seus pais que orem também. Peça a Deus que guie seu futuro cônjuge nas escolhas que está fazendo. Examine sua própria vida e descubra em que você precisa melhorar.
Gaste tempo estudando os personagens bíblicos que você mais admira. Descubra as características que os tornaram escolhidos de Deus. Procure estas mesmas qualidades na pessoa com quem você pensa em se casar. Sobre tudo, ore cada dia para que Deus lhe mostre o caminho que Ele deseja que você escolha. “Se vocês desviarem do caminho, indo para a direita ou para a esquerda, ouvirão a voz dele atrás de vocês, dizendo: O caminho certo é este; andem nele”. Isaías 30: 21 (BLH) Quando fazemos a vontade de Deus, podemos confiantemente avançar, sabendo que Ele provê o melhor para nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário