segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Abuso de Substâncias tóxicas

"A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir, pois mais cedo ou mais tarde elas vão ser as coisas mais desejadas por você. Então, comece agora! Diga sim para aquilo que pode ajudar você nisso. Diga sim à vida."

O som de uma sirene irrompe à distância ecoando através do concreto armado e do asfalto de uma importante avenida, em uma grande cidade. Uma figura desgrenhada, revirando uma lata de lixo atrás de um restaurante, levanta a cabeça por uns instantes antes de terminar sua busca vagarosa por algum bocado de alimento incomível deixado por algum freqüentador mimado do restaurante. Finalmente, ele encontra um pedaço bem grande de pão encharcado com algum molho sujo de origem desconhecida. Ele devora aquela “papa”, deixando cair um pouco do conteúdo pastoso pela boca e lava a refeição com alguns goles de uma garrafa embrulhada em um saco de papel que segura em outra mão. Murmurando coisas sem sentido pelo efeito do álcool e outras drogas, ele segue avenida abaixo xingando e amaldiçoando a tudo e a todos. Finalmente, desaparece em uma esquina. É só mais um mendigo em uma cidade cheia deles.

A cena descrita acima é a que muitos jovens imaginam quando pensam em dependentes de substâncias tóxicas. É uma imagem que os faz sentir seguros e até um pouco superiores. Infelizmente, eles estão errados. A verdade é que a imagem representa apenas uma pequena fração deles. O dependente comum talvez se pareça mais com seu melhor amigo da escola, com seu vizinho ou até mesmo com seus pais, do que com o mendigo na esquina. Drogas são encontradas praticamente em todos os lugares, tanto nas ruas das grandes cidades, como nas favelas, e em pequenas vilas pacatas do interior. E não estamos falando de “drogas de rua” como heroína, cocaina e maconha. Não drogas como o álcool, o fumo e a cafeína tornaram-se aceitas como parte de nossa cultura e destroem muito mais o lar e a saúde das pessoas do que todas as drogas de rua combinadas.

Antes de irmos adiante, no entanto, precisamos definir o que é abuso de substâncias tóxicas. Se o uso daquela substância prejudicá-lo física, mental, social ou espiritualmente, então é abuso. A sociedade tende a pensar no uso indiscriminado de drogas como “abuso”; mas, da perspectiva cristã, qualquer utilização de substâncias prejudiciais como álcool, cigarro, ou drogas ilegais é abuso porque são danosas ainda que consumidas em pequenas doses. A Bíblia é clara: “Será que vocês não aprenderam ainda que seu corpo é a morada do Espírito Santo que Deus lhes deu, e que Ele vive dentro de vocês? Seu próprio corpo não lhes pertence. Porque Deus comprou vocês por preço elevado. Portanto, usem todas as partes do seu corpo para render glória a Deus, porque o corpo Lhe pertence” ( I Cor. 6:19 e 20, BV). E ainda: “Vocês compreendem que todos juntos são a casa de Deus, e que o Espírito de Deus vive entre vocês? Se alguém desonrar e estragar a casa de Deus, Deus o destruirá. Porque a casa de Deus é santa e limpa, e vocês são essa casa”(I Cor. 3:16 e 17, BV).

No Brasil, e em muitos países do mundo, as pessoas consideram que as drogas são a solução para todos os nossos problemas. Você tem problemas para dormir? Tome um comprimido. Está ansioso? Tome um drinque. Sente muito sono? Beba uma xícara de café. Não é de se estranhar que as crianças se voltem para as drogas com tanta facilidade. Elas aprendem com os próprios pais.

A sociedade tem pago um alto preço por essa atitude em relação às drogas. Em média, aproximadamente, a metade da família de pacientes em tratamento médico tem problemas com álcool ou drogas. A cada ano, o abuso de substâncias tóxicas custa somente para o governo dos Estados Unidos cerca de 135 bilhões de dólares. Mas os custos financeiros com abuso de drogas são pequenos se comparados com as pessoas que fazem uso delas, às suas famílias e à sociedade como um todo. Famílias arruinadas, abuso de crianças, propriedades danificadas, destruição irreparável da saúde física e mental e da reputação do dependente são as trágicas conseqüências do abuso de substâncias tóxicas. Porém, mais trágico ainda são as conseqüências espirituais. O álcool e as drogas retardam as atividades mentais e prejudicam a concentração. Drogas e cigarros diminuem a circulação e o fluxo de oxigênio no cérebro – a única avenida de acesso que Deus usa para alcançar nossa mente. Deus quer conversar e, arroazoar conosco, mas se o cérebro está anu
viado pelas drogas, como é que Ele pode se comunicar conosco? Não é de admirar que Prov. 20:1 diz: “O vinho perturba o homem e dá uma falsa coragem. Como são loucos os homens que se entregam à bebida e acabam dominados por ela.”

O que as drogas fazem ao seu corpo e à sua mente? Por que são tão prejudiciais? “Quem tem o coração carregado de sofrimento e dor? Quem vive se metendo em brigas e confusões? Quem está sempre machucado? Quem está sempre com os olhos inchados? É o homem que passa horas e horas nos bares, tomando ‘umas e outras’, misturando vários tipos de bebida... . Quando você acabar de beber sentirá dores muito fortes, como uma mordida de cobra ou uma picada de víbora. Você começará a ver coisas estranhas e a falar bobagens, coisas sem sentido e sem valor. Ficará tonto como um marinheiro em alto mar, no meio de uma terrível tempestade, tropeçando e caindo sem ter em que se apoiar. Mais tarde, você lembrará que levou uma surra e dirá: ‘Alguém me deu uma surra mas eu não senti dor...’ E ainda tonto pensará: “Quando será que eu vou conseguir levantar? Quero beber mais um pouco” (Prov. 23:29-35) Será que isso parece divertido? Eu duvido.

O álcool interrompe o funcionamento químico normal do cérebro, resultando em alteração do humor, diminuição da coordenação e redução das funções normais do corpo. O componente principal das bebidas é o álcool etílico. Quando a água é retirada, o que sobra é o éter, um poderoso anestésico. Não é surpreendente que pessoas alcoolizadas que dirigem agem como se estivessem meio anestesiadas, e estão mesmo!

Narcóticos como heroína, codeína e morfina são depressivos como o Valium, e também causam sonolência e fala confusa. Algumas dessas substâncias têm usos terapêuticos específicos quando são administrados por profissionais médicos, mas quando usadas indiscriminadamente, tais drogas produzem efeitos desastrosos. E os efeitos da abstinência são, às vezes, piores como alucinações, tremores, cólicas abdominais, vertigens e até mesmo parada cardíaca e morte.

Estimulantes como cocaína, crack, anfetamina e cafeína causam hiperatividade, nervosismo, falta de apetite, insônia, irritabilidade, mudanças na personalidade e calafrios. O uso da cocaína é especialmente prejudicial ao coração, podendo produzir parada cardíaca e morte. O uso da cafeína está associado à pressão alta e ao câncer de seio nas mulheres.

A maconha induz o indivíduo a falar em voz alta e de modo confuso, provoca ansiedade e confusão mental, arritmia cardíaca, aumento ou queda de pressão sangüínea e diminuição da coordenação. É considerada uma porta de entrada para o mundo das drogas, levando ao uso de substâncias mais fortes e perigosas.

A droga mais comum usada, próxima ao álcool, é o fumo. Seu uso causa provavelmente mais doenças e mortes do que todas as outras drogas juntas. A cada dia, milhares de adolescentes e crianças começam a fumar. Isso tem a ver com a grande pressão dos “amigos”. Com esse tipo de amigos, quem precisa de inimigos? O cigarro está associado com os tipos mais conhecidos de câncer, inclusive o câncer no pulmão, no estômago, no útero e na boca. Seu uso diminui a capacidade de se exercitar e, eventualmente, provoca bronquite e enfisema. Filhos de pais fumantes têm grande incidência de infecções respiratórias das vias superiores e inferiores, infecções no ouvido, alergia e asma. E além de tudo isso, os fumantes fedem! Certa vez alguém disse que beijar um fumante é como lamber um cinzeiro. Uh!!

Tudo bem. Talvez você já tenha decidido que as drogas não são para você, mas infelizmente seus amigos ou membros da família podem não ser tão sábios. Como é possível saber se um de seus amigos está abusando das drogas? Quais são os sinais e sintomas de alguém que abusa de substâncias tóxicas? Existe um site na Internet – www.addictions.org/signs.htm – que diz para se observar os seguintes sinais:

• Mudanças bruscas na rotina do trabalho ou na freqüência às aulas, qualidade do trabalho, produção, notas e disciplina.

• Amizade com pessoas dependentes de substâncias tóxicas.

• Mudanças gerais no comportamento.

• Aparência física

• Uso de óculos escuros em horas inadequadas.

• Uso contínuo de mangas longas, particularmente no calor ou relutância em usar mangas curtas quando for apropriado.

• Começar a pedir dinheiro emprestado de amigos, colegas de trabalho ou pais.

• Roubar pequenos objetos do trabalho, de casa ou da escola.

• Comportamento suspeito em relação a ações e posses.

• Tentar, em vão, não chamar a atenção ou atrair suspeitas tais como idas constantes ao banheiro, a depósitos, porões, etc.

Se observar qualquer um dos comportamentos acima em um amigo ou qualquer membro da família, ou se você mesmo estiver lutando contra algum tipo de abuso de substâncias tóxicas, onde poderá encontrar ajuda? Seu médico, conselheiro escolar ou pastor poderá aconselhá-lo e orientá-lo a buscar recursos necessários.

A vida é cheia de desafios e, às vezes, o fardo parece pesado demais; por isso procuramos um meio de escape. Mas as drogas não são um meio de se libertar. Ao invés disso, elas se tornam uma prisão construída por você mesmo da qual é muito difícil escapar. Seu desafio hoje, ao decidir se vai usar ou não drogas, é olhar para as conseqüências além da sua escolha. Você está disposto a pagar o preço que o abuso de substâncias tóxicas exige? Está a fim de perder a fé, a saúde, sua família ou seu futuro por uma fuga artificial e momentânea? Faça a escolha certa. Diga não às drogas e sim à vida.

A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir, pois mais cedo ou mais tarde elas vão ser as coisas mais desejadas por você. Então, comece agora! Diga sim para aquilo que pode ajudar você nisso.
Diga sim à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com