segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O que o Jovem Adventista pode fazer

"Procure sair da idéia comum do “isso pode, isso não pode”. Dizer não ou sim é muito mais do que proibição ou permissão. É, antes de tudo, uma resposta `a coerência e à razão. Para o jovem, definir limites é uma atitude de amadurecimento e sabedoria."

Você está pronto para viver uma vida estimulante e realizar um importante trabalho? Pois é exatamente isso o que Deus planejou para você!  É muito comum nos concentrarmos no que os jovens adventistas não podem fazer. Mas por causa do plano de Deus para sua vida e do Seu poder em você, um mundo de oportunidades e desafios estão bem à sua frente.

Não é muito difícil olhar ao redor e perceber que o mundo está cada vez pior – e não é diferente com as pessoas que vivem nele! Deus chama você para viver de modo totalmente diferente: uma vida plena, saudável e feliz. Muitos jovens estão descendo a ladeira sem saída da bebida, do fumo, das diversões, das drogas e do sexo livre. Você pode escolher outro caminho. Sua vida, como jovem cristão, inclui a construção de relacionamentos saudáveis, cuidar dos outros, cuidar de si mesmo e fazer escolhas inteligentes para o futuro. Jesus ama os jovens e detesta vê-los destruindo-se a si mesmos. Ele só quer que você viva uma vida saudável e feliz e que seja um exemplo de vida cristã  para os seus amigos. Não é muito fácil ser um exemplo – talvez você sinta que deve deixar muitas coisas de lado, mas a boa notícia é que há um imenso poder à sua disposição! Deus promete o poder do Espírito Santo a qualquer pessoa que esteja disposta a viver esse tipo de vida.

O que você pode fazer como um jovem adventista? Pode viver uma vida bem melhor do que o mundo oferece e pode se transformar em um modelo desse tipo de vida; mas pode fazer mais ainda. Em um mundo de pobreza, ódio, discriminação e problemas de todo tipo, é possível ajudar a tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
Esta é a aventura para a qual Deus o está chamando - não apenas para viver no mundo como um cristão, mas para provocar impacto no mundo, tornando-o um lugar melhor. Jesus disse aos Seus seguidores que eles deveriam ser o sal que tempera a comida servida na bandeja do mundo (veja Mat. 5:13). Não é preciso muito sal para fazer diferença no sabor de um alimento. Jesus ainda deseja que a juventude cristã seja o sal para sair do saleiro e deixar-se espalhar pelo mundo para fazer a diferença.

O modo como você vive e trata os outros fará do mundo um lugar melhor. Você pode se recusar a viver de acordo com os valores do mundo e viver de acordo com os valores de Deus; pode respeitar a si mesmo, os outros e o seu ambiente, e, assim como Jesus, pode falar e tentar mudar as coisas quando vir alguém fazendo algo errado.

Na vida real, fazer a diferença pode significar economizar uns poucos dólares por semana para ajudar uma criança faminta em um outro país, ou dedicar algum tempo almoçando com algum aluno novo de sua classe que ainda não tem amigos. Deus lhe dará oportunidades de realizar grandes coisas para Ele se você for fiel nos pequenos atos.
O modo mais importante de fazer a diferença é partilhar o amor de Deus com os que estão ao seu redor. Afinal, centenas de jovens hoje estão tentando transformar o mundo em um lugar melhor. Eles estão lutando contra a discriminação, estão tentando preservar e despoluir o meio-ambiente, estão pregando contra as injustiças – e, muitos destes, nem ao menos são cristãos ! Como jovem cristão, o que você tem de diferente a oferecer? Você pode fazer tudo o que eles estão fazendo e muito mais, porque pode compartilhar o amor de Deus com um mundo ferido.

Hoje, talvez, partilhar o amor de Deus pode significar ajudar alguém com dificuldades em uma aula de matemática. No futuro, pode significar escapar da linha de fogo para levar socorro médico às pessoas em um país destruído pela guerra. Não há limites de possibilidades quando você está seguindo a Jesus.
Levar o amor de Deus ao mundo é fantástico, é desafiador, uma verdadeira aventura. Mas não é brincadeira. 

Se fizer disso a razão de sua vida, pode ser que não seja eleito “o garoto mais popular ou o mais ‘gatão’ da escola”. Talvez você não consiga juntar muita grana e, por isso, não se torne famoso ou importante. Ao contrário, pode ser que você enfrente dureza, ódio e intolerância quando tentar viver o amor de Deus neste mundo. Jesus disse claramente aos Seus discípulos que, quando eles fossem sal e luz no mundo, enfrentariam perseguições (Mat. 5:11 e 12). Isso é tão verdadeiro hoje quanto foi no passado.
Não permita que a possibilidade de enfrentar provações enfraqueça sua vontade de servir a Deus. Nenhuma conquista de valor é fácil; tudo o que é desafiador tem um preço alto. E, não se esqueça de que existe um Poder magnífico à sua disposição. O Espírito de Deus acompanhará sempre os que trabalham e vivem para Ele. Essa Fonte de Poder tornará possível a realização de todas as metas com que você jamais sonhou!
O que um jovem adventista pode fazer? Viver uma vida excelente como um exemplo para os outros. Toque o mundo ao seu redor com o amor de Deus e transforme-o em um lugar melhor. Ajude as pessoas incluindo você mesmo – prepare-se para a Segunda Vinda.

Mas a coisa mais importante que você pode fazer como jovem adventista é isso: ser amigo de Jesus. Este pode ser o relacionamento mais íntimo e mais recompensador de sua vida. É essa amizade que tornará possível todas as outras realizações.

Talvez a idéia de se tornar amigo de Deus seja difícil de entender, mas se você aceitar a amizade que Ele está lhe oferecendo, pode começar a passar tempo em Sua companhia, lendo Suas palavras na Bíblia, e contando-lhe sobre suas necessidades e preocupações através da oração. Se acha que a leitura da Bíblia é um tédio, tente ler as versões diferentes de modo que as palavras pareçam novas e atuais. Se orar parece difícil, tente escrever uma carta a Deus, ou conversar alto com Ele enquanto faz uma caminhada. Junte-se a outras pessoas que são amigas dEle e partilhem o que Ele tem feito em suas vidas. Apesar de você não poder ver ou ouvir Jesus, logo o seu relacionamento com Ele será tão real como qualquer amigo que você tem.

Em Jesus há um amigo com quem você pode contar o tempo todo. Ele sempre está lá, compreende cada problema pelo qual você passa, e se importa muito com o que lhe acontece. É Alguém que sempre ouve, sempre ama, morreu por você e quer que viva com Ele eternamente.

É verdade que Jesus espera muito dos Seus amigos. Ele o criou à Sua semelhança e isso significa constante crescimento para se tornar o melhor possível. Por isso não há como comparar você com outra pessoa – até mesmo com outros cristãos. Pode ser que você se pergunte sempre: “Como é que eles podem fazer isso e eu não?” Mas a questão é que os padrões de Deus para a sua vida são muito altos – bem mais altos do aqueles que você alcançaria por si mesmo.  Como um atleta que treina constantemente para os Jogos Olímpicos, um cristão luta sempre para ser melhor, mais forte e mais rápido para Deus.

O amor de Deus é totalmente incondicional; é por isso que Ele o ama e o perdoa, não importa quem você seja, como está sua vida ou o que fez no passado. Mas é importante saber que Ele não quer deixá-lo onde o encontrou. Ao contrário, quer que você se torne bem melhor, e é por isso que Ele continuará trabalhando em sua vida até alcançar o alvo ideal. Mais uma vez, é o poder do Seu Espírito que possibilita realizar essas coisas que você nunca imaginou que pudesse – ser a pessoa que Ele criou para ser.
Agora mesmo, Jesus o está convidando para tornar-se Seu amigo. Sua amizade oferece todo o amor, segurança e força que você gostaria de encontrar em alguém. Ele também lhe oferece a chance de ser o melhor que pode ser, para viver uma vida mais saudável e feliz do que a maioria de seus amigos viverá. E quando o Seu amor mudar sua vida, Ele pede que você partilhe esse amor com um mundo cheio de pessoas que precisam dEle, de verdade.

Ao começar a segui-Lo, quem sabe onde isso poderá acabar? Talvez alimentando os famintos em alguma parte do mundo; quem sabe, orando com um amigo confuso e cheio de problemas, em alguma rua. Jesus disse que Seus amigos se apresentariam diante de reis e governadores para representá-Lo; portanto, agora, você não poderá saber aonde Ele pode levá-lo (Marcos 13:9).

O que um jovem adventista pode fazer? Muito mais do que você jamais imaginou. Segure a mão de Deus bem firme e prepare-se para viver a maior aventura de sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com