terça-feira, 24 de agosto de 2010

Boa Aparência

"A beleza é uma das coisas que Deus aplicou em tudo que criou. Ele ama o belo, mas, como uma expressão do Seu amor. Diante disso, usar a beleza para honra de Deus e não transformá-la em um tipo de ídolo."

Você pula da cama com a mesma roupa que usou    ontem e dormiu com ela na noite passada. Não deu para tomar banho ou dar um trato no cabelo. Foi só o tempo de vestir uma jaqueta e correr para o ponto de ônibus. Será que sua aparência é importante mesmo?

Pode-se dizer que as pessoas ao seu redor se importam. A maioria prefere ficar perto de alguém bem arrumado e limpo e importa para você também. Não é só uma questão de higiene, mas de auto-estima. Quando você se arruma bem, a auto-estima aumenta. E quanto a Deus, será que Ele se importa?

Você ama a Jesus e O aceitou como seu Salvador pessoal. Se Ele voltasse no momento em que você estivesse correndo para o ponto de ônibus com suas roupas sujas e amarrotadas e com o cabelo ensebado, será que Ele o levaria para o Céu desse jeito?

É claro que sim! Jesus ama e aceita cada um de nós como somos. Um sem-teto que não teve a chance de tomar um banho em dois anos receberia o mesmo abraço de Jesus como alguém que estivesse vestido com um smoking pronto para um jantar de gala. Deus não se preocupa com a aparência das pessoas quando Ele as aceita no Seu reino. Na verdade, a Bíblia diz claramente que enquanto as pessoas olham a aparência externa, Deus está interessado em nosso coração (I Sam. 16:7).

Mas como seria se Jesus viesse hoje? Como seria se você chegasse na escola ou no trabalho desse jeito? Será que existem boas razões por que Deus deseja que Seu povo se preocupe com a boa aparência?

Há muitas razões. A boa aparência não é essencial para a salvação, mas é importante para um jovem cristão que quer andar no caminho de Deus e representá-Lo diante do mundo. O motivo principal para cuidar de seu corpo é que você é um anúncio vivo de Jesus. Goste ou não, se você disse que é um cristão, quando as pessoas olharem para você, elas vão pensar: “É assim que um cristão é!” Pode ser que não perceba isso, mas os não cristãos ao seu redor estão prestando atenção em suas palavras, em seus atos e em como você trata os outros – e também em sua aparência física – como um modelo do que é o cristianismo.

Quando você investe tempo em sua higiene pessoal e em sua aparência, está enviando mensagens importantes sobre o Deus a quem serve. Está dizendo aos outros que Deus valoriza muito as pessoas e deseja que sejam o melhor que puderem. Lembre-se de que Ele nos criou à Sua imagem. Não deveria a imagem de Deus ser tão bem cuidada quanto possível?

Nem sempre os cristãos pensaram dessa maneira. No passado, alguns acreditavam que, para Deus a alma era mais importante que o corpo. De fato, alguns foram até mais longe, crendo que o corpo é mau e que devemos maltratá-lo. Um monge da Idade Média, vestido com uma túnica grosseira e flagelando-se com um chicote, provavelmente não era um modelo exemplar de boa aparência. A mensagem por trás de sua conduta dizia: Deus quer salvar minha alma, mas não se importa com o meu corpo.” Só que isso não é bíblico! A Bíblia ensina que tanto a alma como o corpo fazem parte de um todo, e a melhor maneira de manter um relacionamento saudável com Deus é manter a mente trabalhando em um corpo saudável e bem cuidado.

O apóstolo João, ao escrever a um amigo, disse: “acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma”(III João 3:2). Deus deu aos antigos israelitas instruções sobre o que comer e como cuidar do corpo, mesmo quando viviam como nômades no deserto e cuidar da aparência, não era a coisa mais simples do mundo.

Como adventistas do sétimo dia, tradicionalmente damos muita ênfase ao regime alimentar e à saúde. Mas o conceito de saúde é muito mais amplo. Inclui não só a dieta, mas exercícios físicos, descanso, recreação e boa aparência. É certo que a frase “ a limpeza está próxima da santidade” não se encontra na Bíblia, mas uma coisa que as pessoas tementes a Deus podem fazer é cuidar do maravilhoso corpo que Ele criou para elas.

Cultivar hábitos de higiene e boa aparência incluem tomar banho regularmente, lavar, pentear e arrumar os cabelos e usar roupas limpas e asseadas. Todas essas coisas não só tornarão sua aparência muito mais agradável como farão você se sentir muito mais feliz e mais satisfeito consigo mesmo.

Desse modo, esse tipo de atitude envia ao mundo mensagens positivas sobre o cristianismo e promove boa saúde. Será que é preciso alguma outra razão para que um cristão cultive a aparência?

Como jovem cristão você deve cuidar de si mesmo por uma razão simples: você é muito valioso para Deus. Muito se fala hoje sobre a auto-estima e a auto-imagem. Ninguém tem mais motivos para ter uma boa auto-imagem do que um cristão. Deus o criou à Sua imagem e resgatou-o através da morte de Cristo na cruz. Além disso, Ele põe em você o Seu próprio Espírito para ajudá-lo a viver como Ele viveu.

Cuidar de si não apenas o ajudará a sentir-se bem consigo mesmo como honrará o Deus que o fez tão especial.

Será que também é possível ir longe demais, na direção oposta e dar valor excessivo à aparência? Se a sua rotina matinal é o oposto da que foi descrita acima – se começa o dia com um banho demorado, manicure, pedicure e uma hora arrumando os cabelos para que cada fio esteja no lugar certo – pode ser que você negligencie coisas mais importantes: horas de sono, o desjejum ou o tempo com Deus. Não se esqueça de que a aparência pessoal é uma propaganda de Jesus e não de si mesmo. A Bíblia tem muito a dizer sobre os pecados da vaidade e do orgulho e se você está se dedicando mais à sua aparência física do que ao seu relacionamento com Deus ou com os outros, pode ser que isso seja a causa provável de seu fracasso espiritual. A Palavra de Deus nos lembra que a verdadeira beleza do cristão vem do interior e não do exterior (I Pedro 3:3 e 4).

Quando se envolver com hábitos de higiene e cuidados pessoais, procure sempre o equilíbrio entre cuidar-se exageradamente e não ter o mínimo cuidado. Um jovem cristão não deveria cair em nenhum desses extremos.

Muitas pessoas pensam que o ideal seria que todos os cristãos tivessem exatamente a mesma aparência, como se Deus nos desse um uniforme de presente quando O aceitássemos. Será que um jovem cristão de boa aparência deve ser igualzinho aos demais? De jeito nenhum! Deus ama a diversidade e nos criou bem diferentes uns dos outros. Ao terminar sua rotina diária de cuidados com a aparência, qualquer que seja ela, você apresentará um toque pessoal que reflete sua personalidade, seus gostos e a cultura em que vive. Um jovem cristão de outro país ou mesmo de um outro bairro da cidade pode parecer, vestir-se ou usar um penteado totalmente diferente do seu, mas ambos refletem a imagem do Deus que os criou. A boa aparência é só mais um jeito de ser o melhor que puder – assim como Deus planejou para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com