terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Carnaval, ou Baconal


Por intermédio dessas palavras estaremos discutindo um dos assuntos mais polêmicos de cada ano que inicia: “o carnaval”, por um determinado período de quatro dias todo o país entra em completa desordem devido à grande festa.

No entanto para que nossa linha de pensamento não pareça supérflua e tendenciosa devido nossa denominação (IASD), estaremos fazendo uma rápida e produtiva viagem ao passado, e a partir dessa evasão do presente veremos em que sentido a Historia pode nos beneficiar.

Somos todos cientes de que “Roma” era uma civilização “politeísta” (adoravam vários deuses), porém, não é a grande quantidade de deuses que nos interessa, mas apenas um: “deus Baco”, Baco era muito venerado ente os romanos e os várias diferentes denominações de povos que ali habitavam, Ele era conhecido como o deus da carne, do vinho e do sexo, anualmente era promovida uma festa em comemoração ao dia do deus Baco, “Baconal” era o nome que davam aos dias do grande Baco, nesses dias eram totalmente liberado o álcool e os prazeres carnais, já que tempos depois havia certo momento de purificação da carne e de arrependimento dos pecados.

Contudo, percebe-se que apesar do tempo Baco conseguiu deixar sua marca em algumas sociedades, pois de acordo com nossa concepção várias sociedade continua prestando culto ao grande Baco, no entanto, aqueles que são ligados a História sabem que podem haver cidades diferentes, culturas diferentes e palavras diferentes, porém, o significado corre um sério risco de ser o mesmo, como as palavras: baconal e carnaval.
Hoje, vários cidadãos inclusive nossa juventude se deixam levar por seus instintos festivos se entregando ao que chamamos aqui de Carnaval ou até mesmo Baconal, entretanto, como nos tempos de Baco, hoje também tem o período de purificação da carne e de arrependimento dos pecados, ou seja, a “semana santa”. Percebem a semelhança que a História traz em sua longa trajetória?

Contudo, a partir de um "olhar desconfiado" descobrimos uma grande coincidência entre passado e presente, e como diz o título de nossa reflexão, para você é carnaval, ou bacanal?


Mik-Elson de Sousa Desidério
Universitário de História da
Universidade Federal do
Tocantins (UFT)

Um comentário:

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com