terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Beijo


Segundo os especialistas, o beijo é responsável por reações agradáveis, porque ao beijar o ser humano liberam neurotransmissores (substâncias químicas que transmitem mensagens ao corpo), provocando um estado de leveza física e emocional.

O beijo, para muitos é um ato simples. No entanto, segundo o sexólogo Luís Carlos Weyne, “beijar é uma expressão afetiva sexual muito forte, pois a boca tem terminações nervosas capazes de transmitir sensação de bem-estar e prazer”.

Weyne diz também que o beijo é um termômetro do relacionamento. “O beijo é um gesto de muita intimidade. Quando um casal deixa de se beijar é sinal de que a relação começou a esfriar”, avisa. Outros benefícios causados por essa manifestação de carinho são a movimentação de 29 músculos (sendo 17 linguais) e a aceleração dos batimentos cardíacos, que podem aumentar de 70 para 150, melhorando a oxigenação do sangue.

Apesar de trazer tantos benefícios, o beijo também pode transmitir bactérias e vírus, ocasionando doenças. Segundo a infectologista Roberta Santos Silva, as principais doenças são herpes labial (infecção que se instala no organismo de forma latente), hepatite A (enfermidade que ataca o fígado), citomegalovirose (infecção que provoca mal-estar, estado gripal e ínguas) e mononucleose (os principais sintomas são febre e aumento dos gânglios localizados no pescoço).

Mesmo sabendo dessas doenças, as pessoas não deixam de beijar. Assim, Weyne as aconselha a conhecerem melhor seus parceiros, antes de beijá-los. “Nessa moda de ficar, muitos jovens beijam várias pessoas numa noite só, sem saber quais são os hábitos de higiene do seu parceiro[devemos ter parceiros fixos para o namoro ser abençoado por Deus] , Assim, se aumenta a possibilidade da transmissão de doenças”, explica.

Nota: Tendo em vista todos os benefícios, podemos notar que Deus projetou o ser humano para a fidelidade conjugal. O beijo entre dois namorados só traz benefício, tanto físico como mental. "Welwes Borges de Sousa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com