sábado, 21 de novembro de 2009

Um Dia Feliz


“Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas moradas” (Levítico 23:3).

Deus Se aproxima de Seu povo durante o dia por Ele abençoado e santificado. Seguindo o exemplo do Criador, deveria o homem repousar neste santo dia, a fim de que, ao olhar para o céu e para a Terra, pudesse refletir na grande obra da criação de Deus; e para que, contemplando as provas da sabedoria e bondade de Deus, seu coração pudesse encher-se de amor e reverência para com o Criador.1

Como se preparar – Durante toda a semana nos cumpre ter em mente o sábado e fazer a preparação indispensável, a fim de observá-lo conforme o mandamento. Não devemos observá-lo simplesmente como objeto de lei. Devemos compreender suas relações espirituais com todos os negócios da vida.2 A oração diária dos que observam o sábado deve ser no sentido de que a santidade do sábado permaneça com eles.

Quando o sábado é desta forma lembrado, as coisas temporais não influirão sobre o exercício espiritual de modo a prejudicá-lo. Nenhum serviço relacionado com os seis dias de trabalho será deixado para o sábado.3 Ninguém deve se absorver tanto durante a semana com as coisas temporais e ficar tão exausto devido aos esforços para conseguir o ganho terreno, que no sábado não tenha forças ou energias para empregar no serviço do Senhor.4

Embora a preparação para o sábado deva prosseguir durante toda a semana, a sexta-feira é o dia por excelência da preparação. (Ver Êxodo 16:23; Lucas 23:50-56.) 5

Nesse dia [dia de preparação] todas as divergências existentes entre irmãos, tanto na família como na igreja, devem ser removidas. 6

Antes de começar o sábado, tanto a mente como o físico devem desembaraçar-se de todos os negócios seculares. Diz Deus: “Aos que Me honram, honrarei” (I Samuel 2:30).7 Devemos observar cuidadosamente os limites do sábado. Lembrai-vos de que cada minuto é tempo sagrado. 8

O trabalho que é negligenciado até o início do sábado, deve ficar por ser feito até que haja passado este dia.9

Como começar o dia de Deus – Antes do pôr-do-sol, vocês devem pôr de lado todo o trabalho secular;10 todos os membros da família devem reunir-se para estudar a Palavra de Deus, cantar e orar. (Ver Levítico 23:32; Marcos 1:32.)11

Como observá-lo – “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor” (Salmo 122:1).

“Aleluia! De todo o coração renderei graças ao Senhor, na companhia dos justos e na assembléia” (Salmo 111:1).

“Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado” (I João 1:7).

Cada qual deve sentir que tem uma parte para desempenhar, a fim de tornar interessantes as reuniões de sábado. Não se reúnam simplesmente para preencher uma formalidade, e sim para trocar idéias, relatar a experiência diária, oferecer ações de graça e exprimir sincero desejo de ser iluminados para conhecer a Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou.12

Ao transpor as portas da casa de Deus, peçam ao Senhor que lhes afaste do coração tudo que é mau. Introduzam em Sua casa somente o que Ele possa abençoar.13

Tanto em casa como na igreja, cumpre-nos manifestar espírito de adoração [durante o sábado].

Todo o Céu celebra o sábado, mas não de maneira ociosa e negligente. Nesse dia todas as energias da alma devem estar despertas; pois não temos que encontrar-nos com Deus e com Cristo, nosso Salvador? Podemos contemplá-Lo pela fé. Ele está desejoso de refrigerar e abençoar cada alma.14

As necessidades da vida devem ser atendidas, os doentes devem ser cuidados e supridas as necessidades dos carentes.15

Não será tido por inocente o que negligencia aliviar o sofrimento no sábado. O santo dia de repouso de Deus foi feito para o homem, e os atos de misericórdia se acham em perfeita harmonia com seu desígnio. Deus não deseja que Suas criaturas sofram uma hora de dor que possa ser aliviada no sábado, ou noutro qualquer dia.16

[Jesus] Continuou a demonstrar que Sua obra de cura, em Betesda, estava em harmonia com a lei do sábado.17 (Ver Lucas 6:1-10.)

“Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem” (Mateus 12:12).

A Escola Sabatina e o culto de pregação ocupam apenas uma parte do sábado. O tempo restante poderá ser passado em casa e ser o mais precioso e sagrado que o sábado proporciona. Boa parte desse tempo deverão os pais passar com os filhos. Quando faz bom tempo, deverão os pais sair com os filhos a passeio pelos campos e matas. Em meio às belas coisas da natureza, expliquem-lhes a razão da instituição do sábado. Descrevam-lhes a grande obra da criação de Deus. Contem-lhes que a Terra, quando Ele a fez, era bela e sem pecado. Mostrem-lhes que foi o pecado que manchou essa obra perfeita. Façam-lhes notar, também, que, apesar da maldição do pecado, a Terra ainda revela a bondade divina.

Falem a eles do plano da salvação. Apresentem-lhes como Jesus foi filho obediente aos pais, como foi jovem fiel e diligente, ajudando a prover o sustento da família. De quando em quando, leiam para eles as interessantes histórias contidas na Bíblia. Perguntem-lhes sobre o que aprenderam na Escola Sabatina, e estudem com eles a lição do sábado seguinte.18

Ao pôr-do-sol, elevem a voz em oração e cânticos de louvor a Deus, celebrando o findar do sábado e pedindo a assistência do Senhor para os cuidados da nova semana.19

Referências:
1. Patriarcas e Profetas, pág. 47.
2. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 20.
3. Ibidem, pág. 21.
4. Orientação da Criança, pág. 530.
5. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 21.
6. Ibidem, pág. 22.
7. Ibidem, pág. 23.
8. Ibidem, pág. 22.
9. Patriarcas e Profetas, pág. 296.
10. Orientação da Criança, pág. 528.
11. Ibidem, pág. 529.
12. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 28.
13. Ibidem, pág. 29.
14. Ibidem, pág. 28.
15. Vida de Jesus, pág. 74.
16. O Desejado de Todas as Nações, pág. 207.
17. Ibidem, pág. 456.
18. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 24 e 25.
19. Ibidem, pág. 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-papo pelo MSN, Jovem com PODER.

Um Chat criado p/ Jovens Adventistas de todo o Brasil, Adicione agora mesmo. É um MSN conectado 24hs por dia, E faça Novos Amigos Adventistas

group808619@groupsim.com

Novo Chat:

group1407658@groupsim.com